Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9278
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMauritti, Rosário-
dc.contributor.authorBotelho, Maria do Carmo-
dc.contributor.authorNunes, Nuno-
dc.contributor.authorCraveiro, Daniela-
dc.date.accessioned2015-07-15T08:03:13Z-
dc.date.available2015-07-15T08:03:13Z-
dc.date.issued2015-07-15-
dc.identifier.issn2183-4199-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9278-
dc.descriptionhttp://observatorio-das-desigualdades.com/por
dc.description.abstractEste estudo analisa alguns dos custos sociais das atuais políticas de austeridade económica, com especial enfoque no setor da educação. A pesquisa empírica está referenciada em dados institucionais relativos a um período alargado e incide particularmente sobre a situação portuguesa a partir de 2010, devido à notória inversão de tendências. Verifica-se que o Estado diminuiu a sua presença no setor da educação, garante do serviço público aberto e oferecido a todos, sem distinção. O argumento nuclear que atravessa a análise, e para o qual se procura desenvolver alguns contributos substantivos, é o de que em função das soluções preconizadas na alocação de recursos e concretização de políticas, o limite económico real não é tanto o da escassez absoluta de recursos, mas o das prioridades da sua alocação.por
dc.description.abstractThis study examines some social costs of current economic austerity policies, with special focus on education. Empirical research is referenced in institutional data relative to an extended period, and focuses particularly on the Portuguese situation since 2010, due to the remarkable reversal trends. It is found that the state has decreased its presence in the education sector, undermining the universality of public service, offered to all without distinction. The nuclear argument running through the analysis, and for which it seeks to develop some substantive contributions, is that according to the recommended solutions in resource allocation and implementation of policies, the real economic limit is not so much the absolute scarcity of resources but the priority of its allocation.por
dc.language.isoporpor
dc.relation.ispartofseriesObservatório das Desigualdades e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseries3/2015por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstado socialpor
dc.subjectPolíticas de austeridadepor
dc.subjectPolíticas redistributivaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subject(Des)empregopor
dc.subjectGeração nem-nempor
dc.subjectSocial statepor
dc.subjectAusterity policiespor
dc.subjectRedistributive policiespor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectInequalitiespor
dc.subject(Un)employmentpor
dc.subjectNEET generationpor
dc.titleA Austeridade na Educaçãopor
dc.title.alternativeAusterity in educationpor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:OD-CIES - WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Austeridade na Educação_Rosário Mauritti et al_e-Working Paper N.º3_2015.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.