Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9274
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Costa Agostinho da-
dc.contributor.authorBelo, Sofia Teresa Fragulha-
dc.date.accessioned2015-07-14T15:55:53Z-
dc.date.available2015-07-14T15:55:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationBELO, Sofia Teresa Fragulha - Efeito do clima de comunicação na identificação organizacional, na voz e no cinismo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9274>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9274-
dc.descriptionClassificação nas categorias definidas pela American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes): 3600 Industrial & Organizational Psychology; 3650 Personal Attitudes & Job Satisfaction; 3660 Organizational Behavior.por
dc.description.abstractO clima organizacional tem sido descrito como um determinante crítico no comportamento dos indivíduos nas organizações. Os estudos indicam que esta variável tem influência quer na motivação e comportamento dos indivíduos, quer na produtividade organizacional. Apesar de existirem alguns estudos sobre clima de comunicação enquanto clima específico, ainda não foram aprofundados os seus efeitos nos comportamentos dos indivíduos. Neste estudo tentou perceber-se quais os efeitos que o clima de comunicação tem nos comportamentos de voz e cinismo, tendo como variável mediadora a identificação organizacional. Assim, esperava-se que o clima de comunicação se encontrasse positiva e significativamente relacionado com a identificação organizacional e com a voz, e por outro lado, que apresentasse uma relação negativa com o cinismo. Os dados foram recolhidos numa empresa multinacional portuguesa, utilizando um questionário aplicado a 334 indivíduos. Os resultados indicaram que o clima de comunicação contribui para mais comportamentos de voz, e menos comportamentos de cinismo. Tal como a literatura mostra, também aqui se confirmou que o clima de comunicação apresenta uma relação positiva com a identificação organizacional. Verificou-se ainda que a identificação organizacional medeia totalmente a relação entre o clima de comunicação e a voz e parcialmente a relação com o cinismo. Estes resultados foram assim de encontro às nossas hipóteses. Assim, sugerimos que os gestores que pretendem aumentar os comportamentos de voz e diminuir os comportamentos de cinismo dos seus funcionários, de modo a promover a inovação organizacional, devem dar um maior foco à comunicação que existe na organização.por
dc.description.abstractOrganizational climate has been described as a critical determinant in the of individuals behavior in organizations. Studies indicate that this variable affects both individual’s motivation and behavior as well as organizational productivity. Although there are some studies on communication climate as a specific climate, its effects on individuals behavior has not yet been investigated. This study tried to understand what effects the communication climate has on the behaviors of voice and cynicism, using organizational identification as a mediating variable. So, it was expected that communication climate would be positively and significantly related to organizational identification and to voice, and also to present a negative relationship with cynicism. Data was collected in 2 organizations, using a questionnaire administered to 334 individuals, of both sexes. The results indicate that communication climate contributes to more voice behavior and that it has a negative relationship with cynicism. As literature shows, here too was confirmed that communication climate has a positive relationship with organizational identification. It was further found that organizational identification fully mediates the relationship between communication climate and voice, and partially mediates its relationship with cynicism. These results confirm our hypotheses. Thus, we suggest that managers, who aim to increase voice behaviors and decrease cynicism behaviors in their employees, in order to promote organizational innovation, should apply their focus to the communication in the organizationpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectClima de comunicaçãopor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.subjectVozpor
dc.subjectCinismopor
dc.subjectCommunication climatepor
dc.subjectOrganizational identificationpor
dc.subjectVoicepor
dc.subjectCynicismpor
dc.titleEfeito do clima de comunicação na identificação organizacional, na voz e no cinismopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201074834-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_final_Sofia Belo.pdf367,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.