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http://hdl.handle.net/10071/9265
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Title: Mindfulness e stress parental: relação com a qualidade de vida em famílias de crianças com necessidades especiais
Authors: Pires, Sandra Brigas
Orientador: Moleiro, Carla
Keywords: Necessidades especiais
Stress parental
Mindfulness parental
Qualidade de vida familiar
Special needs
Parental stress
Mindfulness in parenting
Family quality of life
Issue Date: 2014
Citation: PIRES, Sandra Brigas - Mindfulness e stress parental: relação com a qualidade de vida em famílias de crianças com necessidades especiais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9265>.
Abstract: A decisão de ter um filho surge cada vez mais tarde na vida das famílias portuguesas, colocando um elevado nível de expectativa quando o decidem fazer. Quando colocados perante o diagnóstico de que a criança tem necessidades especiais, os pais são confrontados com níveis de stress elevados, tendo a necessidade de adotar estratégias de coping que lhes permitam fazer face à problemática apresentada pela criança e que pode comprometer o bem-estar e a qualidade de vida familiar. Nesse sentido, o presente estudo procurou investigar a relação existente entre o stress parental, o modo de estar no momento presente, mindfulness, e a percepção de qualidade de vida familiar numa amostra de cuidadores (mães/pais) de crianças com necessidades especiais de idade igual ou inferior a seis anos. Os resultados revelaram que o stress parental se correlaciona negativamente com o mindfulness. Adicionalmente o stress correlaciona-se negativamente com a qualidade de vida familiar e o mindfulness correlaciona-se positivamente com a qualidade de vida familiar. Os resultados revelaram que, apesar de indivíduos com baixo stress parental tenderem a manifestar uma melhor qualidade de vida familiar, não se verificou um efeito de interação entre os fatores stress parental e mindfulness interpessoal parental sobre a qualidade de vida. Esta investigação contribuiu para alargar o conhecimento relativamente a estes três constructos, e a forma como são vivenciados por famílias de crianças com necessidades especiais.
The decision to have a child is becoming increasingly later in life of Portuguese families, placing a high level of expectation when they decide to do. When placed before the diagnosis that the child has special needs, parents face high levels of stress, and the need to adopt coping strategies that enable them to meet the problems presented by the child and which may compromise the well-being and the quality of family life. In this sense, the present study sought to investigate the relationship between parental stress, the mode of being in the moment, mindfulness, and the perceived quality of family life in a sample of caregivers (mothers/fathers) of children with special needs aged equal to or less than six years. The results showed that parental stress is negatively correlated with mindfulness. Additionally stress is negatively correlated with the quality of family life and mindfulness is positively correlated with the quality of family life. The results revealed that although individuals with low parental stress tend to manifest a better quality of family life, there was no interaction effect between the factors parental stress and parental interpersonal mindfulness on the quality of life. This research has helped to broaden the knowledge regarding these three constructs, and how families of children with special needs experience them.
Description: Códigos PsycINFO: 3365 Promotion & Maintenance of Health & Wellness, 2956 Childrearing & Child Care
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9265
Thesis identifier: 201073455
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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