Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9259
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Costa Agostinho da-
dc.contributor.authorFerreira, Guida Alexandra Lopes-
dc.date.accessioned2015-07-14T13:10:56Z-
dc.date.available2015-07-14T13:10:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationFERREIRA, Guida Alexandra Lopes - Melhoria contínua em formação: análise de um processo formativo em contexto profissional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9259>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9259-
dc.descriptionAmerican Psychological Association (PsycINFO Categorias de Classificação e Códigos) 3640 Gestão de Pessoas & Seleção & Recrutamento, 3660 Comportamento Organizacionalpor
dc.description.abstractO principal objetivo do projeto é analisar um processo formativo para maximização dos benefícios de formação numa empresa no setor de tecnologias de informação após identificação de um problema relacionado com o impacto da formação na empresa. O diagnóstico envolveu recolha e análise de informação documental, análise de dois questionários de avaliação de satisfação e eficácia com a formação, realização e análise de conteúdo de três entrevistas semiestruturadas e observação informal não estruturada (Robson, 1993). A análise foi orientada pela proposta de Salas, Tannenbaum, Kraiger & Smith-Jentsch (2012) para maximização de benefícios de formação. Nos resultados foram identificadas boas práticas e oportunidades para melhoria, neste sentido, é apresentado um plano de intervenção de melhoria contínua. No planeamento da intervenção foram identificadas metodologias para preparar líderes de equipa, providenciar ferramentas e conselhos a líderes de equipa, remover obstáculos, follow-up e avaliação da formação em múltiplos níveis por serem considerados fatores sobre os quais existe algum controlo. Algumas das metodologias sugeridas foram a técnica de coaching (Grossman & Salas, 2011), diagnóstico de performance (Martin, 2010) e aplicação do Learning Training System Inventory - LTSI (Holton, Bates & Ruona, 2000).por
dc.description.abstractThe main objective of the project is to analyze a training process in a company of information technology to maximize training benefits after identifying a problem related to the impact of industry training. The diagnosis included collecting and analyzing documents, analysing two questionnaires for evaluating training satisfaction and effectiveness, conducting and content analysis of three semi-structured interviews and unstructured informal observation (Robson, 1993). The information was analyzed following Salas, Tannenbaum, Kraiger & Smith-Jentsch (2012) suggestions about how to maximize the training benefits. Results focused on identifying good practices and opportunities for improvement, for that purpose a plan of action towards continuous improvement is proposed. In the intervention plan methodologies were identified to prepare team leaders, providing tools and advice to team leaders, remove obstacles, follow-up and evaluation of training at multiple levels because they are considered factors over which there is some control. Some of the suggested methodologies were technical coaching (Grossman & Salas, 2011), diagnostic performance (Martin, 2010), application of Learning Training System Inventory - LTSI (Holton, Bates & Ruona, 2000).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBenefícios de formaçãopor
dc.subjectPlaneamentopor
dc.subjectMetodologias de intervençãopor
dc.subjectFollow-uppor
dc.subjectavaliação de transferência de formaçãopor
dc.subjectTraining benefitspor
dc.subjectPlanningpor
dc.subjectMethodology interventionpor
dc.subjectFollow-uppor
dc.subjectTraining transfer evaluationpor
dc.titleMelhoria contínua em formação: análise de um processo formativo em contexto profissionalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201069113-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VERSAO FINAL_DISSERTAÇAO final.pdf
  Restricted Access
1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.