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http://hdl.handle.net/10071/9229
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Title: Vantagem competetiva no aftermarket de veículos comercias: caso Iveco Portugal
Authors: Abrantes, Eduardo Jorge Mendonça
Orientador: Esteves, Pedro
Keywords: Aftermarket
Marketing de serviços
Veículos comerciais
Vantagem competitiva/competitividade
Service marketing
Commercial vehicles
Competitive advantage / competitiveness
Issue Date: 2014
Citation: ABRANTES, Eduardo Jorge Mendonça - Vantagem competetiva no aftermarket de veículos comercias: caso Iveco Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9229>.
Abstract: O surgimento da crise económico-social em 2008 despoletou, inevitavelmente, uma quebra no mercado automóvel nunca vista em Portugal. O ano de 2012 registou-se como o ano de vendas mais baixo dos últimos 40 anos (ACAP, 2014). Consequentemente, nos últimos três anos, assistiu-se no sector do aftermarket (pós-venda), reflexo da diminuição do parque circulante, a uma perda de ocupação oficinal e a uma crescente procura por parte dos clientes de ofertas de serviços mais ajustadas aos seus reduzidos orçamentos, mantendo, no entanto, maior exigência relativamente às condições comerciais e a mesma (ou maior) exigência no que concerne à qualidade dos serviços prestados. Como resultado, a maioria das empresas de serviços pós-venda sofreu uma diminuição do volume de negócios e a inevitável perda de rentabilidade. Este projeto pretende propor a criação de vantagem competitiva na Iveco Portugal durante o processo de reintegração da empresa no negócio de retalho ao nível do pós-venda após um período de sete anos de interregno. A empresa multinacional representante em Portugal da marca Iveco é detentora de um portefólio de produtos que abrange todas as gamas de veículos comerciais (ligeiros, pesados e autocarros). Não obstante a evolução das quotas de mercado nos últimos anos proporcionarem alternâncias de posição no ranking entre o 3º, 5º e 7º lugar, a empresa apresenta uma taxa de penetração ao nível dos serviços bastante ténue face ao potencial do parque circulante, nomeadamente nas zonas geográficas onde estão localizados os três estabelecimentos que prestam o respetivo serviço pós-venda. Face às circunstâncias em que a empresa regressa ao mercado do aftermarket, perante a forte competitividade do sector, bem como no momento político, social e económico do país e da Europa, este projeto, pelo seu carácter verídico, representa um desafio motivador para o autor, e relevante como objeto de estudo das matérias abordadas.
The emergence of economic and social crisis in 2008 triggered a inevitably break in the automobile market ever seen in Portugal. The year 2012 was recorded as the year of lowest sales in 40 years (ACAP, 2014). Consequently, in the last three years, as a reflection of decreased circulating park, we have witnessed a loss of workshop occupation. Customers increasingly search for offers more adjusted to their reduced budgets, keeping, however, greater demand for commercial conditions and the same (or higher) requirement regarding the quality of services provided. As a result, most of the aftermarket service companies suffered a decline in turnover and the inevitable loss of profitability. This project intends to propose the creation of competitive advantage in Iveco Portugal during its reintegration in the retail after sales market after seven years of break. This multinational company represents Iveco brand in Portugal and owns a portfolio of products that covers all ranges of commercial vehicles (light, trucks and buses). Despite the evolution of market shares in recent years presents alternations in the ranking between the 3rd, 5th and 7th place, Iveco Portugal has a service penetration rate very weak when compared with the potential of vehicles in circulation, especially in geographical areas where are located the three establishments where is provided the after sales service. Given the circumstances in which the company returns to the aftermarket business, due to the strong competitiveness of the sector, and the political, social and economic situation of the country and Europe, this project, by its true character, is a motivating challenge for the author, and relevant to the object of study of the subjects covered.
Description: Projeto Empresa Mestrado em Marketing
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9229
Thesis identifier: 201111039
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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