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http://hdl.handle.net/10071/9202
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Title: Relação entre educação e mercado de trabalho: desajustamento ou overlapping?
Authors: Pinto, Mariana Cláudia Bento
Orientador: Suleman, Fátima
Keywords: Educação
Mercado de trabalho
Overlapping
Call center
Desajustamento de competências
Education
Labour market
Overlapping
Call center
Skills mismatch
Issue Date: 2014
Citation: PINTO, Mariana Cláudia Bento - Relação entre educação e mercado de trabalho: desajustamento ou overlapping? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9201>.
Abstract: Numa época difícil para os jovens diplomados, é necessário perceber se a escola está a preparar os recursos humanos necessários para o atual mercado de trabalho, tendo em conta as mudanças que este tem sofrido, sobretudo neste período de recessão económica da qual vamos lentamente saindo. Esta investigação é inovadora, no sentido em que não se centra específicamente no desajustamento de competências, fenómeno já amplamente discutido. Ela tenta perceber se existe uma relação direta entre educação e emprego, pegando na hipótese de overlapping, proposta por Sattinger, em 2006, e aplicando-a empíricamente a um emprego muito específico, o Call Center. O Call Center, pela sua recente e crescente expansão e pelo facto de empregar muitos destes jovens, constitui o emprego de eleição que serviu de base a esta investigação. Os dados recolhidos para este estudo provêm de um inquérito realizado a uma amostra nãoaleatória de indivíduos a desempenharem funções em empresas de Call Center. Os resultados permitiram compreender que, este é, sobretudo, um emprego onde concorrem jovens do género feminino com formação no Ensino Superior e que na sua maioria se encontram descontentes com o seu emprego e com vontade de trabalhar na sua área de formação. A evidência empírica corrobora a hipótese de overlapping, mostrando que este fenómeno é o que ocorre com maior frequência neste emprego. Existem múltiplas formações entre os trabalhadores, o que não implica que haja necessariamente um desajustamento de competências. Este é um emprego onde podem concorrer várias pessoas e onde é possível um ajustamento com várias formações porque as tarefas são transversais a qualquer formação
In a difficult time for young graduates, it is necessary to understand if the school prepares the human resources needed for the current labour market, taking into account the changes that it has undergone, especially in this period of economic recession from which we are slowly leaving. This research is innovative, it does not focus specifically on skill mismatch, a phenomenon widely discussed. It tries to discern whether there is a direct relationship between education and employment, taking the overlapping hypothesis, proposed by Sattinger in 2006, and applying it empirically to a very specific job, Call Centers. Call Centers by its recent and increasing expansion and the fact that employes many of these young people, is the job of election that served as the basis for this research. The data collected for this study come from a survey conducted at a non-random sample of individuals working on Call Center companies. The results allowed us to understand that this is primarily a job competed by young females with a higher education, mostly are unhappy with their job and willing to work in their area of education . Empirical evidence supports the hypothesis overlapping, showing that this phenomenon is occurring with greater frequency in this job. There are multiple areas of education among workers, which does not necessarily imply that there is a skill mismatch. This is a job where you can apply multiple people from different areas and where matching skills is possible because the tasks are transversal to any type or level of education.
Description: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. / Classificação JEL: J24; J40
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9202
Thesis identifier: 201060108
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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