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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorTorrão, Paula Alexandra Domingos-
dc.date.accessioned2015-07-08T14:42:31Z-
dc.date.available2015-07-08T14:42:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-09por
dc.identifier.citationTorrão, P. A. D. (2014). Despedir não é apenas mais um ato de gestão: Análise dos efeitos dos despedimentos nos indivíduos, na reputação e o papel mediador das emoções [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9192pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9192-
dc.description.abstractA presente investigação examina o processo de despedimento e a sua implicação para os agentes organizacionais. A perda de um emprego acarreta consequências para os visados e para aqueles que assistem de perto a este processo e que permanecem nas organizações. Vários estudos apontaram as consequências dos despedimentos para os visados e para os sobreviventes, individualmente. Contudo, poucos confrontaram estas duas perspetivas e o contexto português permanece insuficientemente conhecido. O objetivo deste estudo é preencher estas lacunas, percebendo o impacto das práticas de despedimento no bem-estar, na satisfação e no compromisso dos sobreviventes e visados de uma organização, bem como a sua associação com a reputação organizacional. Para dar resposta a estas perguntas, o estudo envolveu duas fases. Inicialmente, foram realizadas entrevistas semi-diretivas a sindicatos e desempregados. A sua análise, em conjunto com a revisão da literatura, permitiu a construção de dois inquéritos que foram aplicados a sobreviventes e visados de um processo de despedimento. Com base numa amostra de 143 indivíduos (vítimas e sobreviventes), os resultados revelam que as más práticas de despedimento aumentam as emoções negativas dos sobreviventes e estas, juntamente com a injustiça, têm efeitos negativos na reputação da organização. A reputação é positivamente influenciada, bem como o compromisso, no que se refere aos visados, pelas boas práticas de despedimento e pelas políticas de desenvolvimento e formação. Estes resultados alertam para a necessidade de revisão das políticas de desvinculação, pois principalmente a reputação é negativamente influenciada pelas más práticas de despedimento em ambos os agentes organizacionais.por
dc.description.abstractThis study intends to examine the redundancy management and its implications for organizational actors. Losing a job has serious consequences both for victims and survivors. Several studies highlight the consequences of downsizing for each of these actors but, few studies exist that focus on both simultaneously and especially, there is yet much to know about the Portuguese context. This study sets the goal of filling this gap by understanding the impact that redundancy management practices have in the well-being, satisfaction and commitment of survivors and victims, as well as its association with corporate reputation. We conducted a two-fold empirical study. Initially, semi-structured interviews were conducted with labor union representatives and unemployed people. Its analysis, crossed with literature review, allow for the building of two surveys for survivors and victims. Departing from a sample of 143 individuals (comprising both survivors and victims) findings show that redundancy mismanagement increase negative emotions of survivors which, together with a sense of injustice, have a negative impact on the corporate reputation. Likewise, reputation and commitment are both influenced by redundancy management best practices and by the training and development policies. Results stress the need to revise redundancy policies as reputation is particularly sensible to redundancy mismanagement in those who leave and those who stay.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCapital humano -- Human capitalpor
dc.subjectGestão do trabalhopor
dc.subjectContrato de trabalho -- Employment agreementpor
dc.subjectDecisões de empregabilidadepor
dc.subjectLabor managementpor
dc.subjectFirm employment decisionspor
dc.titleDespedir não é apenas mais um ato de gestão: Análise dos efeitos dos despedimentos nos indivíduos, na reputação e o papel mediador das emoçõespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201060132por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos-
dc.subject.jelJ24-
dc.subject.jelM51-
dc.subject.jel1J Labor and demographic economics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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