Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9179
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro-
dc.contributor.authorCunha, Isabel Maria Antunes Vinhas Pires Jorge-
dc.date.accessioned2015-07-07T14:37:24Z-
dc.date.available2014-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCUNHA, Isabel Maria Antunes Vinhas Pires Jorge - Tertúlias e tertuloquices: uma forma diferente de aprendizagem [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9179>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9179-
dc.description.abstractO aperfeiçoamento dos domínios da oralidade, da leitura e da escrita como suporte essencial para uma boa aprendizagem tem uma relevância de destaque quando falamos de crianças e jovens. A importância de um bom desenvolvimento nesses domínios é fundamental para um crescimento estável. Partindo das premissas atrás apresentadas, acredita-se que cabe ao professor e aos Encarregados de Educação (EE) conferir a devida importância ao treino destas competências através da promoção e do treino de variadas estratégias e estilos de aprendizagem nas suas aulas e fora delas. O objetivo deste estudo é identificar as principais influências e impedimentos para uma boa prática desses domínios, saber qual o papel dos EE no desenvolvimento dos mesmos e qual o acompanhamento que dão aos seus educandos. Assim sendo, o presente estudo desenvolveu-se, ao longo do ano letivo 2013-2014, na Escola Básica 2,3 Lindley Cintra, com uma turma de 6º ano com idades que variaram entre os 11 e os 12 anos. A sua apresentação será feita em 4 partes de igual importância: a 1ª refere o estudo bibliográfico no qual o mesmo se baseia, a 2ª remete para toda a envolvência e metodologia que antecede a sua aplicação, implementação essa que será analisada na 3ª parte. A 4ª e última parte faz referência à avaliação do projeto e aos impactos que daí resultaram. Para finalizar, as conclusões apresentadas são o resultado de uma investigação- -ação que demonstram que uma boa prática dos domínios da oralidade, da leitura e da escrita permite ao aluno uma aprendizagem de maior sucesso, tornando-o membro ativo na construção da sua identidade escolar.por
dc.description.abstractThe improvement of speaking and writing skills is an essential element to aide the learning process of children and youngsters. The importance of the development of these skills are key to a stable growth. Based upon this assumption it’s up to the teacher and the parents to assist in the development of these skills by promoting and training different strategies both in the school environment and at home. The goal of this study is to identify the main influences and obstacles for a good development of these skills, to know what is the role of parents in their development and what kind of monitoring do they do of their children. So, the present study was developed through the academic year of 2013-2014, in Escola Básica 2,3 Lindley Cintra with a year six class, children aged 11-12. The study will be presented in four parts, all with the same relevance: the first part refers the bibliographic study that is behind it, the second refers the methodology that precedes the implementation of the study, the third refers the actual implementation of it and the fourth and last part presents the evaluation of the study and the impacts obtained with it. Finally, the conclusions presented are the result of an investigation – work that proves that a good practice of the speaking, reading and writing skills leads to a more successful learning process for the student.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectOralidade;por
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectPortuguesepor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectSpeakingpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSuccesspor
dc.titleTertúlias e tertuloquices: uma forma diferente de aprendizagempor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201022729por
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tertúlias e tertuloquices uma forma diferente de aprendizagem.pdf
  Restricted Access
1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.