Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9153
Autoria: Mourato, Ana Sofia Coelho
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Silva, Tiago Lapa da
Data: 2014
Título próprio: As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais
Referência bibliográfica: MOURATO, Ana Sofia Coelho - As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9153>.
Palavras-chave: Jogos digitais
Infância
Competências
Violência
Distinção de género
Digital games
Children
Skills
Violence
Gender
Resumo: Os novos processos de socialização desenvolvidos com base na realidade da sociedade em rede permitem a aquisição de novas formas de literacia. Através dos jogos digitais as crianças experimentam, com base na distinção do género, o contacto com diferentes realidades e desenvolvem novas competências e graus de autonomia para além das competências formais adquiridas na escola. Os novos media, nomeadamente através dos jogos digitais, fornecem aos jovens a possibilidade de aprender de um modo informal pela experimentação e exploração individual e em comunidade. Jogar é uma necessidade e representa um papel importante no desenvolvimento individual e no processo de socialização, sendo decisiva para a construção de regras e valores sociais, nomeadamente a construção da distinção de géneros, logo a partir da infância, contribuindo fortemente para a aquisição de competências não formais como as competências cognitivas, memória, estabelecimento e interpretação de hipóteses, antecipação de situações e planeamento de estratégias.
The new socialization processes developed based on the reality of the network society allow the acquisition of new forms of literacy. Through digital games children, experience, based in the distinction of gender, contact with different realities and develop new skills and degrees of autonomy beyond formal skills acquired in school. New media, including digital games provide young people the opportunity to learn in an informal way. Play is a necessity and takes an important role in individual development and socialization process, being decisive for the construction of social rules and values, including the construction of gender distinction, right from childhood, contributing greatly to the acquisition of non-formal skills and cognitive skills, memory, establishment and interpretation of the hypotheses, anticipating situations and planning strategies
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
anamourato_dissertacaomestrado2014_versaofinal.pdf430,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.