Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9153
acessibilidade
Title: As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais
Authors: Mourato, Ana Sofia Coelho
Orientador: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Silva, Tiago Lapa da
Keywords: Jogos digitais
Infância
Competências
Violência
Distinção de género
Digital games
Children
Skills
Violence
Gender
Issue Date: 2014
Citation: MOURATO, Ana Sofia Coelho - As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9153>.
Abstract: Os novos processos de socialização desenvolvidos com base na realidade da sociedade em rede permitem a aquisição de novas formas de literacia. Através dos jogos digitais as crianças experimentam, com base na distinção do género, o contacto com diferentes realidades e desenvolvem novas competências e graus de autonomia para além das competências formais adquiridas na escola. Os novos media, nomeadamente através dos jogos digitais, fornecem aos jovens a possibilidade de aprender de um modo informal pela experimentação e exploração individual e em comunidade. Jogar é uma necessidade e representa um papel importante no desenvolvimento individual e no processo de socialização, sendo decisiva para a construção de regras e valores sociais, nomeadamente a construção da distinção de géneros, logo a partir da infância, contribuindo fortemente para a aquisição de competências não formais como as competências cognitivas, memória, estabelecimento e interpretação de hipóteses, antecipação de situações e planeamento de estratégias.
The new socialization processes developed based on the reality of the network society allow the acquisition of new forms of literacy. Through digital games children, experience, based in the distinction of gender, contact with different realities and develop new skills and degrees of autonomy beyond formal skills acquired in school. New media, including digital games provide young people the opportunity to learn in an informal way. Play is a necessity and takes an important role in individual development and socialization process, being decisive for the construction of social rules and values, including the construction of gender distinction, right from childhood, contributing greatly to the acquisition of non-formal skills and cognitive skills, memory, establishment and interpretation of the hypotheses, anticipating situations and planning strategies
Description: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9153
Thesis identifier: 201012464
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
anamourato_dissertacaomestrado2014_versaofinal.pdf430.19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.