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dc.contributor.advisorSilva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da-
dc.contributor.authorSantos, Isaura Daniela Lourenço dos-
dc.date.accessioned2015-07-01T15:26:05Z-
dc.date.available2015-07-01T15:26:05Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-09por
dc.identifier.citationSANTOS, Isaura Daniela Lourenço dos - O entretenimento em televisão como estratégia de comunicação de ciência ao público desinteressado da ciência em Portugal: projetos “Guarda-Chuva Amarelo” e “Simplificar e Cientificar” [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9150>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9150-
dc.description.abstractNeste trabalho de projeto sublinha-se a urgência da aproximação da ciência aos portugueses desinteressados dela (mais de 3 milhões e meio de portugueses) e aponta-se a televisão como o medium de eleição para o fazer, tendo em conta a sua penetração nos lares portugueses e equiparando-o a um recurso educativo free-choice. Discute-se a progressiva compartimentação dos telespectadores por tipologias e a inevitabilidade do facto de os portugueses não encontrarem programas sobre ciência porque privilegiam outras tipologias mais dedicadas ao entretenimento e à ficção. Sugere-se a comunicação de ciência através de formatos e abordagens mais próximas do entretenimento (recorrendo ao humor, à ficção e à emoção) para que possam constar do alinhamento de canais com mais audiência televisiva, reduzindo ou sacrificando a componente educativa, para cativar antes de educar. Apresentam-se dois projetos – Guarda-Chuva Amarelo e Simplificar e Cientificar – como ponto de partida para criar conteúdos adequados a telespectadores com níveis de interesse pela ciência baixos ou inexistentes.por
dc.description.abstractThis project emphasizes the urgency of bringing together science and Portuguese people who aren’t interested in it (more than 3 million) and it points out the television as the ideal medium for it, according to its penetration in Portuguese homes and as a free-choice resource. Also, it discusses the progressive compartmentalization of viewers by typology and the inevitability of the fact that Portuguese viewers don’t find programs about science because they privilege others typologies like entertainment and fiction. It is suggested the communication of science through other formats and approaches more close to entertainment (using humor, fiction and emotion), so these new programs can be part of the alignment of television channels with higher number of viewers, even if to sacrifice the educative component is required in order to captivate before educate. Two projects are introduced – Guarda-Chuva Amarelo and Simplificar e Cientificar – as a starting point to create contents that suit viewers with low or inexistent levels of interest in science.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComunicação de ciênciapor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEntretenimentopor
dc.subjectfree-choicepor
dc.subjectTelevisão,por
dc.subjectAudiênciaspor
dc.subjectCommunication of sciencepor
dc.subjectSciencepor
dc.subjectEntertainmentpor
dc.subjectTelevisionpor
dc.subjectTV ratingspor
dc.titleO entretenimento em televisão como estratégia de comunicação de ciência ao público desinteressado da ciência em Portugal: projetos “Guarda-Chuva Amarelo” e “Simplificar e Cientificar”por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201012812por
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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