Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9135
Autoria: Gonçalves, José António Moreira
Orientação: Silva, Sílvia Agostinho da
Data: 2014
Título próprio: Diagnostico da transferência da formação em liderança na marinha de guerra portuguesa
Referência bibliográfica: GONÇALVES, José António Moreira - Diagnostico da transferência da formação em liderança na marinha de guerra portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9135>.
Palavras-chave: Formação
Transferência
Avaliação da formação
LTSI
Education
Transfer
Evaluation of training
Resumo: O presente projeto corresponde a um diagnóstico realizado na Marinha de Guerra Portuguesa, aos Oficiais, Sargentos e Praças, com o objetivo de avaliar a transferência dos conhecimentos adquiridos na sua formação em liderança, para o contexto real de trabalho. Desde 1993 que os militares da Marinha, têm como complemento a sua formação técnica uma formação em comportamento organizacional, nomeadamente a formação em Liderança. Desde essa altura nunca foi avaliada a forma como esses conhecimentos são transferidos pelos militares nas suas unidades. Para esta análise foi utilizado o Inventário do Sistema de Transferência da Aprendizagem, designado por LTSI (Holton, et al., 2000) que pretende avaliar as percepções individuais, estímulos e barreiras à transferência das aprendizagens da formação para o local de trabalho. Neste diagnóstico participaram 111 Militares da Marinha de guerra Portuguesa, correspondendo a aproximadamente 20% dos militares inquiridos que realizaram a formação de liderança. Os resultados revelam que os militares estão motivados para a transferência, acreditam nos conteúdos da formação, e estão prontos para a mudança, mas existem barreiras organizacionais e de apoio prestado pela chefia que necessitam de ser melhorados de modo melhorar a transferência da formação.
The present project is a diagnosis conducted in the Portuguese Navy, Officers, Petty officers and Enlisted, aiming to assess how these military transfer the knowledge acquired in their leadership training for their real work environment. Since 1993, the Navy servicemen have as a supplement of his technical background, organizational behavior training, including training in leadership. Since then, it has never been evaluated how these skills and knowledge are transferred by the military in their units. For this analysis, it was used the Learning Transfer Inventory System, called LTSI (Holton, et al., 2000). It intends to evaluate individual perceptions, incentives and the barriers placed to the transfer of the learning from the training environment to the workplace. In this diagnosis participated 111 Military of Portuguese Navy, approximately 20% of the military respondents who conducted leadership training. The results showed that the military are motivated to transfer, believe the contents of the training, and are ready to the changing, but there are some organizational barriers and support provided by the leaderships that needs to be improved in order to increase the training transference
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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