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dc.contributor.advisorFerreira, Aristides Isidoro-
dc.contributor.authorGonçalves, Joana Franco-
dc.date.accessioned2015-06-26T11:42:56Z-
dc.date.available2015-06-26T11:42:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-09por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Joana Franco - Um bom momento para si, um grande momento no seu trabalho: variáveis individuais na experiência de timelessness [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9116>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9116-
dc.descriptionPsycINFO codes: 3660 Comportamento Organizacionalpor
dc.description.abstractO presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento da investigação ao nível do timelessness. Para isso testou-se empiricamente a relação do timelessness na criatividade tendo por base o modelo teórico desenvolvido por Mainemelis (2001), e analisou-se os efeitos da motivação intrínseca e do engagement numa experiência de timelessness. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 200 colaboradores de 35 empresas portuguesas dispersos por um total de 40 funções diferentes. Consistentes com as nossas hipóteses os resultados mostraram que quanto mais intrinsecamente motivados e quanto mais engaged estiverem os colaboradores no desempenho das suas funções, maior a probabilidade de experienciarem timelessness; e quanto mais experiências de timelessness vivenciarem, maior o número de ideias criativas geradas. Através destes resultados concluímos que o timelessness tem um impacto positivo na criatividade, mas que para que o timelessness ocorra é necessário ter em conta os fatores que o antecedem. Assim sugere-se às empresas que promovam a motivação intrínseca e o engagement de forma a potenciarem e usufruírem dos benefícios desta experiência.por
dc.description.abstractThe present study aims to contribute to the development of timelessness research. For this propose we tested empirically the relationship between timelessness and creativity, based on the theoretical model developed by Mainemelis (2001) and analyzed the effects of intrinsic motivation and engagement in an experiment of timelessness. We used a sample of 200 employees from 35 Portuguese companies scattered by a total of 40 different functions. Consistent with our hypotheses the results showed that the more intrinsically motivated and more engaged as employees in the performance of their functions, greater is the likelihood to experience timelessness; and the more experiences of timelessness they have, the largest number of creative ideas are generated. Through these results, we conclude that the timelessness has a positive impact on creativity, but for the timelessness to occur it is necessary to take into account the factors that precede it. So we suggested that companies should promote intrinsic motivation and engagement in their context in order to enhance timelessness and creativity, and enjoy the benefits of these experiences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExperiência de tempopor
dc.subjectTimelessnesspor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectTime experience,por
dc.subjectIntrinsic motivationpor
dc.subjectCreativitypor
dc.titleUm bom momento para si, um grande momento no seu trabalho: variáveis individuais na experiência de timelessnesspor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201071002por
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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