Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9111
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarchesan, T.-
dc.contributor.authorSouza, A.-
dc.contributor.authorMenezes, R.-
dc.date.accessioned2015-06-25T16:17:10Z-
dc.date.available2015-06-25T16:17:10Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0103-6513por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/8281-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9111-
dc.description.abstractThe practice of quality in university management is done with the engagement of the whole school community. The present work aims at identifying the weak and strong points of the teaching process based on students' opinions through multivariate analysis. For this study, there were elaborated questionnaires that considered the following categories of variables: students' self-evaluation, teacher's evaluation of the students and teachers' pedagogical practices. The data composed a sample that represented a participation of 87% of students enrolled in undergraduate courses at this institution. Through the internal consistency of factors, the results showed the validity of the construct that supports the teaching processes of the institution. Thus, this way of analyzing data favors a global result concerning students' perception of the teaching process.por
dc.description.abstractA prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectMultivariate analysispor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectAnálise multivariadapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleAvaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariadapor
dc.title.alternativeAssessment of the teaching process: a multivariate approachpor
dc.typearticleen_US
dc.pagination271-283por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000018por
dc.journalProduçãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume21por
dc.number2por
degois.publication.firstPage271por
degois.publication.lastPage283por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleProduçãopor
dc.date.updated2015-06-25T16:14:47Z-
Aparece nas coleções:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publisher_version_aop_200708091.pdf910,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.