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http://hdl.handle.net/10071/9038
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Title: “Okutiuka é minha casa”: estratégias de inserção social de crianças e jovens com percursos de rua no Huambo
Authors: Azevedo, Liliana Marisa Vieira da Silva
Orientador: Rodrigues, Cristina Odete Udelsmann
Keywords: Angola
Huambo
Crianças de rua
Estratégias de sobrevivência
Street children
Survival strategies
Issue Date: 2014
Citation: AZEVEDO, Liliana Marisa Vieira da Silva - “Okutiuka é minha casa”: estratégias de inserção social de crianças e jovens com percursos de rua no Huambo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9038>.
Abstract: A presente investigação constitui uma reflexão sobre as crianças e jovens com percursos de rua no Huambo, Angola. Partindo da teoria do actor, a investigadora quis compreender as suas estratégias de sobrevivência e de inserção social, dando voz às crianças e jovens. Nesse sentido, recorreu a métodos etnográficos (observação participante e entrevistas) tendo a ONG Okutiuka constituído o terreno de pesquisa. Angola viveu quase três décadas em guerra, um conflito que teve consequências gravosas no bem-estar das comunidades e em particular das crianças e jovens. A cidade do Huambo foi severamente atingida pelo conflito na década de 90, tendo resultado na destruição de grande parte das infra-estruturas físicas e sociais e no aumento generalizado da pobreza. É neste contexto que as crianças ganham visibilidade no espaço público, onde permanecem pelos mais variados motivos: vender, engraxar, pedir esmola, vaguear, brincar ou dormir. A Okutiuka surge em meados dos anos 90 e constitui, desde logo, um recurso para essas crianças, à procura de suporte material e afectivo. Ao longo dos anos, a ONG desempenhou um papel importante na inserção escolar e social destas crianças (entretanto jovens), bem como na sua formação profissional e cívica.
This research reflects on children and young people with street backgrounds in Huambo, Angola. Starting from the actor theory, the researcher wanted to understand their coping and social inclusion strategies, giving voice to children and young people. In this sense, she used ethnographic methods (participant observation and interviews) and the NGO Okutiuka was her ground search. Angola lived in a condition of war for nearly three decades, a conflict that had serious consequences on the welfare of communities and particularly children and youth. The city of Huambo was severely affected by the conflict in the 90s, resulting in the destruction of much of the physical and social infrastructure and a widespread increase in poverty. It is in this context that children gain visibility in the public sphere, where they remain participating in a variety of activities: selling, shining shoes, begging, wandering, playing or sleeping. Okutiuka arises in the mid-90s and, hence, is a resource for these children looking for material and emotional support. Over the years, NGOs played an important role in school and social integration of these children (now young people), as well as in professional and civic education.
Description: Mestrado em Estudos Africanos
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9038
Thesis identifier: 201025116
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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