Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8958
acessibilidade
Title: Utilização de veículos com multi-compartimentos na definição de rotas de recolha de resíduos recicláveis
Authors: Oliveira, Adriano Dinis
Orientador: Ramos, Tânia Rodrigues Pereira
Keywords: Problemas de rotas
Veículos com vários compartimentos
Heurísticas
Reciclagem
Routing problem
Multi-Compartment routing
Heuristics
Recycling
Issue Date: 2014
Citation: OLIVEIRA, Adriano Dinis - Utilização de veículos com multi-compartimentos na definição de rotas de recolha de resíduos recicláveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8958>.
Abstract: The concern about collecting and treating recyclable waste has been growing in Portugal since the 90's. Vehicle routing problems has a key role in companies with the mission to collect and treat waste, since it represents between 66-69 % of the total costs. The goal of this project is to study a routing problem which uses vehicles with multi-compartments. This project was developed using data from Valorsul, a company responsible for collecting waste in the surrounding areas of Lisbon. In this project it is developed a heuristic, cluster-first route-second, and it is made a comparison with the solution used by Valorsul, which uses vehicles with only one compartment. When analysing the results it is seen that the solution found in the study is better than the one used by the company. MCVRP is a problem that has not yet been studied extensively so we recommend a further research in developing heuristics and metaheuristics, but always comparing with the solutions obtained by the classical problem.
A recolha e tratamento de resíduos recicláveis têm sido alvo de uma crescente preocupação em Portugal desde a década de 90. O problema de definição das rotas de recolha tem um papel fulcral nas empresas que têm como objetivo a recolha e tratamento de resíduos, uma vez que atividade de recolha representa entre 66-69 % dos custos totais. Neste contexto, este projeto pretende estudar o problema de definição de rotas de recolha de dois materiais recicláveis (papel/cartão e plástico/metal) com a utilização de veículos com multi-compartimentos, tendo como caso de estudo a realidade da empresa Valorsul. É desenvolvida uma heurística do tipo cluster-first route-second para a resolução deste problema e é feita uma comparação entre as soluções encontradas e a solução utilizada pela empresa que deriva de um problema clássico de definição de rotas em que são utilizados veículos com apenas um compartimento. Os resultados obtidos apontam para que a utilização de veículos com multi-compartimentos reduza a distância total a percorrer, em comparação com a atual utilização de veículos com apenas um compartimento. Sendo o problema de rotas com vários compartimentos um tema ainda muito pouco estudado na literatura recomenda-se que seja feito um maior esforço no desenvolvimento de heurísticas e meta-heurísticas tendo sempre uma abordagem comparativa com o problema de rotas clássico.
Description: Projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Serviços e da Tecnologia / JEL Classification System: L91 –Transportation:General C61 Optimization Techniques;Programming Models;Dynamic Analysis
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8958
Thesis identifier: 201047225
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Adriano_Oliveira_MCVRP.pdf5.59 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.