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dc.contributor.advisorMendonça, Sandro-
dc.contributor.authorEsteves, Adriana Silva Fernandes-
dc.date.accessioned2015-05-25T14:11:04Z-
dc.date.available2015-05-25T14:11:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-12por
dc.identifier.citationEsteves, A. S. F.(2014). Ativos intangíveis e a valorização empresarial: uma abordagem à avaliação da marca MOBI.E [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8957pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8957-
dc.descriptionProjetopor
dc.description.abstractA evolução do modelo de desenvolvimento económico, no qual os planos do conhecimento e inovação se intersetam com as atividades económicas e empresariais, fez emergir uma nova dinâmica económica em que os ativos intangíveis surgem com um papel preponderante para a competitividade e valor de mercado das empresas. Sendo que estes novos ativos decorrem na sua maioria de investimentos avultados e encerram em si próprios a possibilidade de futuros benefícios económicos, urge a necessidade da sua proteção por direitos de propriedade industrial, a fim de evitar a sua utilização e usufruto por parte de terceiros. Ao nível empresarial, todos os ativos, tangíveis e intangíveis, são geridos dentro de uma estratégia de crescimento económico da empresa, neste sentido e como referia Peter Drucker “If you can’t measure it, you can´t manage it” sendo assim, torna-se crucial a avaliação de ativos intangíveis. Os ativos intangíveis têm um valor social, tecnológico e estratégico intrínseco, contudo o seu valor económico está profundamente dependente de fatores externos de mercado pelo que parte da sua difícil mensuração advém do elevado risco associado ao seu potencial benefício. A metodologia Royalty Relief combina (i) informação de mercado, através da análise de acordos de licenciamento realizados com ativos considerados semelhantes dos quais é retirado o valor da taxa de royalty a aplicar, e (ii) a realidade empresarial da empresa que detém o ativo em avaliação, através das projeções dos resultados operacionais decorrentes da utilização do ativo. De acordo com esta metodologia, aos resultados operacionais é aplica a taxa de royalty determinada anteriormente, encontrando-se assim os royalties anuais poupados e que, depois de atualizados a uma taxa de desconto também ela reflexo dos dados financeiros da empresa, refletem o valor económico do ativo intangível. O conhecimento sobre esta metodologia não é muito abundante em estudos académicos pois dependente do acesso a bases de dados privadas cujo uso mais comum é para fins profissionais. Nesta dissertação implementa-se esta abordagem para o caso da marca MOBI.E, uma iniciativa de mobilidade sustentável.por
dc.description.abstractContemporary economic modes of development increasingly stress intangible assets as a factor of competitiveness and key variable for estimating companies’ economic value. The appropriation of economic benefits is contingent on the strength of protection and the existence of intellectual property rights. Valuation is therefore essential or, as Peter Drucker put it, “If you can’t measure it, you can´t manage it”. Intangible assets have a variety of values, such as social, technological, strategic and economic value, which make quantification hard. The Royalty Relief methodology combines (i) market information, using licencing agreements on similar assets, and (ii) the forward projection of revenue stemming from the operations based on the asset. According to this approach the value of the asset is set to the total amount of costs that are not paid by the company that actually owns the asset. This methodology is still not well known in academic circles since it depends upon proprietary databases, which are more available for professional purposes. This dissertation implements the approach for a Portuguese innovative venture on sustainable mobility, the MOBI.E case.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAtivos intangíveispor
dc.subjectMétodos de avaliaçãopor
dc.subjectAtivos intangíveispor
dc.subjectProteção de direitospor
dc.subjectPropriedade industrialpor
dc.subjectMétodo de custopor
dc.subjectMétodo de mercadopor
dc.subjectMétodo de cash-flowspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectIntangible assetspor
dc.subjectValuation of intangible assets methodspor
dc.subjectIntellectual property protectionpor
dc.subjectCost methodpor
dc.subjectMarket methodpor
dc.subjectDiscounted cash-flows methodpor
dc.subjectInnovationpor
dc.titleAtivos intangíveis e a valorização empresarial: uma abordagem à avaliação da marca MOBI.Epor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201018870-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrência-
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