Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8891
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra-
dc.contributor.authorGomes, Daniela Gonçalves-
dc.date.accessioned2015-05-07T13:47:14Z-
dc.date.available2015-05-07T13:47:14Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.date.submitted2014por
dc.identifier.citationGOMES, Daniela Gonçalves - Importância de estabelecer e gerir relações nas redes sociais: caso das empresas portuguesas e brasileiras [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8891>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8891-
dc.descriptionSistema de classificação JEL: M10, M31por
dc.description.abstractCom o aumento da competitividade no mercado, os consumidores são bombardeados com campanhas de marketing e publicidade, como tentativa das empresas para alcançar um lugar na mente do consumidor. Actualmente, as redes sociais proporcionam inúmeras formas de os públicos se envolverem com as organizações. Por esse motivo, desde que as redes sociais permitiram que as empresas criassem perfis e se tornassem membros activos, as empresas começaram a integrar esse tipo de estratégias nos seus programas de relações públicas. Esta dissertação procurará assim, analisar as estratégias online para a construção e manutenção de relações com os públicos, numa perspectiva multicultural. Recorrendo às listas das maiores empresas em Portugal e no Brasil, serão aleatoriamente selecionadas 100 de cada país, para que as suas páginas do Facebook sejam analisadas segundo critérios específicos, assim como as publicações feitas pelas próprias empresas e pelos seus públicos. Com uma amostra total constituída por 93 páginas oficiais do Facebook, dos dois países, e pelas respectivas publicações, realizar-se-á uma análise no sentido de procurar identificar a presença de indicadores que representem estratégias online de divulgação, disseminação e interactividade. Posteriormente tentar-se-á verificar a existência de um padrão a seguir pela maioria das empresas, bem como analisar as diferenças ou semelhanças existentes entre os dois países na forma como conduzem as relações públicas nas redes sociais, relacionando-as com as diferenças culturais que possam existir entre Portugal e o Brasil.por
dc.description.abstractWith the increase of the market competitiveness, consumers are attacked with marketing and advertising campaigns, as companies attempt to achieve a place in the consumer's mind. Nowadays, social network websites provide numerous ways for audiences to engage with organizations. Therefore, since social network websites have allowed companies to create profiles and become active members, companies began to integrate these strategies into their public relations programs. This dissertation will examine online strategies for building and maintaining relationships with the public, in a cross-cultural perspective. Resorting the lists of the largest companies in Portugal and Brazil, will be randomly selected 100 from each country, so that their Facebook pages are analyzed according to specific criteria, as well as publications made by the companies themselves and their audiences. With a total sample consisting of 93 official Facebook pages of the two countries, a deep analysis will be done to identify the presence of indicators that represent online strategies of disclosure, dissemination and interactivity. Lastly, we will try to verify the existence of a pattern to be followed by most companies, as well as to analyze the differences or similarities between the two countries in the way they conduct public relations in social networks, relating them to cultural differences that may exist between Portugal and Brazil.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectDiferenças culturaispor
dc.subjectEstratégias onlinepor
dc.subjectSocial network websitespor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectCross-culturalpor
dc.subjectOnline strategiespor
dc.titleImportância de estabelecer e gerir relações nas redes sociais: caso das empresas portuguesas e brasileiraspor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201030870-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Daniela Gomes.pdf726,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.