Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8888
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Nuno Alexandre de Almeida-
dc.contributor.authorSousa, Ana Elisa Carreta de-
dc.date.accessioned2015-05-06T16:38:17Z-
dc.date.available2015-05-06T16:38:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-02por
dc.identifier.citationSousa, A. E. C.(2015). As TIC no ensino profissional [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8888por
dc.identifier.isbn978-989-732-619-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8888-
dc.description.abstractPartindo da constatação que vivemos hoje numa sociedade da informação e do conhecimento que necessita de mão de obra com formação intermédia capaz de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho na área das TIC, o estudo aqui apresentado pretendeu verificar de que modo podem os alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação constituir uma resposta adequada. Para isso, e tendo em conta o reconhecimento da importância das tecnologias, a escola tornou-se fulcral neste processo enquanto local indicado para a aprendizagem. Nesse sentido importa verificar de que modo as tecnologias estão a ser integradas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos profissionais no âmbito das TIC, para aferir das competências que efetivamente estes adquirem e se são distintas das dos outros cursos. Com esse intuito procedeu-se à análise da utilização, apropriação e representação que os alunos e professores têm das TIC, tanto em contexto escolar como pessoal, através da aplicação de um inquérito por questionário a 314 alunos e da realização de 32 entrevistas semi-diretivas aos professores dos cursos no âmbito das TIC em quatro escolas do país. Os resultados deste trabalho são analisados em diálogo com a revisão da literatura, de modo a produzir conhecimento atual e a confrontá-lo com o já existente, como é objetivo de um trabalho científico. A concluir este trabalho propôs-se um conjunto de pistas para trabalhos futuros numa área que carece de mais investigação para se encontrar um modelo, que efetivamente resulte numa utilização das TIC com ganhos educacionais e, consequentemente com ganhos para a sociedade.por
dc.description.abstractRealizing that nowadays we live in an information and knowledge-seeking society that requires skilled labour with intermediate training capable of fulfilling the requirements of the work market in the field of ICT, the investigation presented aimed to study how students from vocational courses in the field of Information and Communication Technology could be a suitable solution. To this end, and considering the importance of technology, school has become essential in this process as the appropriate place for learning. In this regard it is essential to verify how technology is being integrated in the process of teaching and learning of students from vocational courses in the field of ICT, so as to assess the skills they, in fact, acquire and if they are different from the skills learnt in other courses. With this aim, the utilization, appropriation and representation that the students and teachers have of ICT both in the school as well as private contexts was analysed by applying a survey that was conducted by using a questionnaire to 314 students and by carrying out 32 semi-directive interviews to vocational course teachers in the field of ICT in four different schools in the country. The results of this work are analysed in the light of the literature review, so as to produce current knowledge and confront it with the existing information, which is the objective of any scientific investigation. To conclude this work, some suggestions for future studies were made, in a field which lacks investigation, so as to find a model that, in fact, leads to the utilization of ICT with educational benefits and, consequently, with benefits for society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectUtilizaçãopor
dc.subjectApropriaçãopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectVocational Coursespor
dc.subjectICTpor
dc.subjectUtilizationpor
dc.subjectAppropriationpor
dc.subjectRepresentationpor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleAs TIC no ensino profissionalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid101444630-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_carreta_sousa.pdf
  Restricted Access
3,9 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.