Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8857
Autoria: Duarte, Ana Maria Silvestre
Orientação: Lopes, Raul Manuel Gonçalves
Data: 2014
Título próprio: O balanced scorecard como ferramenta de gestão do bloco operatório
Referência bibliográfica: Duarte, A. M. S.(2014). O balanced scorecard como ferramenta de gestão do bloco operatório [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8857
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Gestão estratégica
Bloco operatório
Listas de espera
Intervenções cirúrgicas
Strategic management
Operating room
Waiting lists
Surgical interventions
Resumo: O presente trabalho pretende recolher informação sobre o balanced scorecard implementado nos três blocos operatórios dos Hospitais do SNS que no ano de 2013 alcançaram os melhores resultados (% de utilização) ao nível da capacidade utilizada do bloco operatório e, a partir dos dados obtidos, desenvolver um balanced scorecard que possa ser aplicado de uma forma genérica à globalidade dos blocos operatórios dos hospitais do SNS. É um facto que o aumento das listas de espera cirúrgicas é uma preocupação sempre presente na agenda política. Ao longo dos anos, através de programas diversos de combate às listas de espera, tem-se tentado reduzir o tempo de espera cirúrgica para níveis aceitáveis, centrando-se os holofotes da gestão hospitalar na eficiência dos blocos operatórios. O balanced scorecard surge como um modelo de gestão para medir a performance das organizações. Desenvolvido pelos Professores Robert Kaplan e David Norton, em 1992, este modelo apresenta quatro perspetivas: clientes, financeira, processos internos e aprendizagem e crescimento. Para cada uma destas perspetivas são definidos objetivos e indicadores, que possibilitam a medição e o acompanhamento da estratégia da organização. Pretende-se, em suma, construir um BSC para o bloco operatório que possa ser replicado noutros Hospitais, como uma ferramenta de suporte à gestão estratégica e que concorra para o alinhamento entre as visões (por vezes antagónicas) dos grupos profissionais presentes no Hospital.
This work intends to gather information on the balanced scorecard implemented in the three operating theaters in SNS hospitals which in 2013 achieved the best results (% utilization) at the level of capacity utilization of the operating room and, from the data obtained, develop one balanced scorecard that can be applied in a general way to the whole of the operating theaters in SNS hospitals. It is a fact that increased surgical waiting lists is an ever-present concern on the political agenda. Over the years, through various programs to combat waiting lists has been tried to shorten surgical waiting to acceptable levels by focusing the spotlight on the efficiency of hospital management of operating theaters. The balanced scorecard emerges as a management model to measure the performance of organizations. Developed by Professors Robert Kaplan and David Norton in 1992, this model has four perspectives: customer, financial, internal processes and learning and growth. For each of these perspectives objectives and indicators that enable measuring and monitoring the strategy of the organization are defined. It is intended, in short, build a BSC for the operating room that can be replicated in other hospitals, as a support tool for strategic management and contributes to the alignment between the views (sometimes conflicting) professional groups present in the Hospital.
Designação do grau: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_silvestre_duarte.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.