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http://hdl.handle.net/10071/8835
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Title: Transferência de conhecimento tecnológico de EMN’s para as subsidiárias: uma análise multidimensional aplicada ao contexto moçambicano
Authors: Faria, José
Orientador: António, Nelson José dos Santos
Keywords: Transferência de conhecimento
Empresas multinacionais
Subsidiárias
Transfer
Multinataional headquarters
Affilliates
Issue Date: 2014
Citation: FARIA, José - Transferência de conhecimento tecnológico de EMN’s para as subsidiárias: uma análise multidimensional aplicada ao contexto moçambicano [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8835>.
Abstract: Para as EMN’s, transferir conhecimento existente na empresa-mãe, de modo rápido e eficiente, tem sido, simultaneamente, uma vantagem e uma necessidade constante. Nos últimos anos, os debates em torno do tema “transferência de conhecimento”, têm vindo a multiplicar-se, principalmente na área de gestão. Além disso, verifica-se um considerável aumento de multinacionais que se estabelecem em países em vias de desenvolvimento (PVDs) e, uma cada vez maior importância das multinacionais para com estes países. No entanto, e apesar do crescente interesse e avanços significativos, esses dois fenómenos – aumento de subsidiárias de multinacionais nos PVDs e a acentuada discussão sobre a transferência de conhecimento de multinacionais para as subsidiárias, ainda existe uma série de questões não respondidas, assim como uma série de conceitos, taxonomias e modelos sobre os quais é necessário encontrar explicações, pois o tema apresenta-se cada vez mais atual. Nesse sentido, nesta tese procura-se analisar a forma como ocorre a transferência de conhecimento tecnológico das multinacionais para as suas subsidiárias localizadas em Moçambique, através de uma visão multidimensional, que inclui as dimensões da fonte do conhecimento, da interrelação fonte-recetor e capacidade de absorção do recetor, utilizando, como aparato teórico, a teoria de criação do conhecimento e as práticas de gestão organizacional. Através da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso foram pesquisadas sete subsidiárias de multinacionais estabelecidas em Moçambique. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Ao todo, foram 14 gestores ligados às áreas de administração, direção técnica e recursos humanos e dois especialistas foram consultados para a validação do roteiro de entrevistas. Os resultados evidenciam que as empresas estudadas apresentam uma estrutura de gestão que obedece aos padrões internacionais. Contudo, algumas delas possuem fraquezas, sobretudo no concernente ao pessoal qualificado, o que cria dificuldades adicionais ao processo de transferência de conhecimento. Constatou-se que o uso de mecanismos como a expatriação de pessoal qualificado da empresa-mãe para a subsidiária, a realização de ações de formação, o contacto interpessoal através do intercâmbio de empregados, a facilidade de comunicação através do uso das TIC’s e as boas relações existentes entre a empresa-mãe e a subsidiária, têm facilitado o processo de inter-relação entre a fonte e o recetor, contribuindo para uma maior amplitude de conhecimento transferido. Por fim, verificou-se que a existência de condições de acesso e partilha de conhecimento, não obstante as dificuldades no processo de transferência, permitiu uma aprendizagem local que se traduziu, em alguns casos, na introdução de novos processos e produtos, para além de contribuir para a melhoria do desempenho operacional.
For Multinational corporations fast and efficient transfer of updated knowledge from the headquarters to affiliates is both an advantage and an ongoing requirement. Lately the issue of “Knowledge transfer” is being replicated mainly in the field of international management. In addition, there is an ascending trend of multinational corporations that become established in developing countries (Developing Countries – Countries in course of Development) therefore playing each day a relevant role in them. Moreover, despite the increasing interest in significant achievements, these two issues, namely increase of multinational affiliations in developing countries and the heated debate about knowledge transfer from the multinationals to the affiliates, there still prevail several issues to be dealt with. Likewise, a number of concepts, taxonomies and frameworks on which becomerelevant to reason due to the fact that this issue is pertinent nowadays. So, this dissertation aims at analyzing the means in which technological knowledge transfer occurs from the multinationals to the affiliates stationed in Mozambique, through a multidimensional view which includes knowledge and interrelation contexts of source and receiver and the capacity of intake of the receiver. By means of qualitative study and address of case studies seven multinational affiliates established in Mozambique were surveyed. For data analyses a technique of content analyses was used. Overall the survey was conducted on 14 managers of administration areas, technical management and human resources. Two specialists were consulted for validating the content of interviews. Results highlight that the companies understudy have a management structure that complies with international patterns. Nevertheless, some of them have weaknesses, as it is concerned with qualified staff; this causes additional difficulties to the process of knowledge transfer. The study showed that the use of approaches such as expatriation of qualified staff from the headquarters to the affiliates, capacity building, training and interpersonal contact by means of exchange programs of employees, enhancement of communication through the use of ITC’s and the good relations prevailing between the headquarters and affiliates facilitates the process of interrelations between the source and the receiver, thus contributing for a major capacity of knowledge transfer. Last but not least, the study demonstrated that there exist conditions for access and knowledge sharing, though the difficulties pertaining with the process of transfer created a local learning which, in some cases, turned out into introduction of new approaches and products, in addition to better contributing for operational means.
Description: Doutoramento em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial / JEL: L10; L25
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8835
ISBN: 978-989-732-653-0
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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