Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8799
acessibilidade
Title: Visualização e interação em realidade virtual imersiva: modos de visualização para arquitetura: sistema VIARModes
Authors: Coroado, Luís Miguel Figueiredo
Orientador: Pinto, Paulo Tormenta
Eloy, Sara
Keywords: Projeto de arquitetura
Fases de projeto
Modelação 3D
Realidade virtual
CAVE
Interação
Ambientes imersivos
Sistema VIARModes
Architectural design
Stages of design
3D modelling
Virtual reality
Interaction
Immersive virtual environments
VIARModes system
Issue Date: 2014
Citation: COROADO, Luís Miguel Figueiredo - Visualização e interação em realidade virtual imersiva: modos de visualização para arquitetura: sistema VIARModes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8799>.
Abstract: Os avanços tecnológicos e as ferramentas de representação associadas à arquitetura têm influenciado, ao longo do tempo, os processos de projeto. A complexidade associada aos projeto de arquitetura tornam cada vez mais necessário a integração das ferramentas digitais de visualização e avaliação das opções arquitetónicas. No âmbito da Realidade Virtual (RV), os Ambientes Virtuais Imersivos (AVI), em especial a tecnologia Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), apresentam-se como uma excelente ferramenta de visualização e interação para a visualização tridimensional dos objetos arquitetónicos, seja na discussão do projeto durante as várias etapas do processo de conceção (KUHLEN & BISCHOF, 2010, pp. 159,160) seja na apresentação/exposição do mesmo com efeito realístico. Por forma a facilitar a visualização, avaliação e conceção do projeto de arquitetura ao longo das diferentes fases de trabalho, é assim proposto a utilização de uma ferramenta de Realidade Virtual Imersiva (RVI). Com um conjunto de diferentes modos de visualização e respetivas funcionalidades, o sistema desenvolvido e descrito neste trabalho permite ao utilizador visualizar e interagir com um ambiente virtual á escala real, podendo navegar livremente e manipular diversas características do Ambiente Virtual (AV). Através do uso desta ferramenta pretende-se uma rápida representação do projeto em determinado estágio de desenvolvimento, adequando progressivamente esta representação à necessidade de informação sobre o projeto com uma usabilidade amigável e apelativa. Para provar a eficácia deste sistema no desenvolvimento do projeto de arquitetura e esclarecer em que fases da sua conceção se torna mais útil a utilização das diferentes funcionalidades que a integram, foi realizado um estudo de satisfação e usabilidade, provando na viabilidade desta tecnologia como ferramenta a integrar no processo de projeto. A experimentação desta tecnologia foi testada quer com um edifício para caso de estudo quer com o projeto desenvolvido na vertente prática de Projeto Final de Arquitetura (PFA) de modo a avaliar de que forma esta tecnologia pode auxiliar o seu desenvolvimento.
The technological advances and the representation tools associated to architecture have influenced throughout the time the design process. The complexity associated to architectural design makes it necessary to integrate digital tools for representation, visualization and evaluation of design solutions. In the context of Virtual Reality (VR), the Immersive Virtual Environments (IVE), in particular the Cave Automatic Virtual Environment (CAVE) technology, are presented as an excellent tool for visualization and interaction for the three-dimensional representation of architectural objects, either in discussion of 3D models during various stages of the design process (KUHLEN & BISCHOF, 2010) or in the presentation / exhibition of virtual models with realistic effects. In order to support the stages of design on it visualization, evaluation and conception, this work proposes the use of a Immersive Virtual Reality (IVR) system tool. With a set of different visualization modes and interaction processes, the system developed and described in this work allows a designer to visualize and interact with the proposed architectural design in a Virtual Environment (VE) system in real scale. The designer is free to navigate and manipulate several characteristics of the design that were implemented to aid the development of the design process. This tool aims at enabling a quick representation of the design at all the stages of its development, gradually adapting the representation to the information needed at each stage. To prove the effectiveness of this system throughout the design process and clarify in which project phases becomes more useful to use the different features that integrate this technology, a satisfaction and usability test was done. This evaluation study proved the viability of the technology as a tool useful in the design process. The experimentation of this technology was tested with either a building for case study or the practical project developed in Final Project Architecture (PFA) in order to assess how this technology can help your development.
Description: Mestrado integrado em Arquitetura
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8799
Thesis identifier: 201083906
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CadernoPFA_LuisCoroado_PDFInt.pdf42.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.