Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8783
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Fernando Luís-
dc.contributor.authorGomes, Sandra Cristina Mateus-
dc.date.accessioned2015-04-10T13:30:15Z-
dc.date.available2015-04-10T13:30:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationGomes, S. C. M. (2013). Futuros convergentes?: Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8783por
dc.identifier.isbn978-989-732-596-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8783-
dc.description.abstractEste estudo foca-se nas orientações de futuro, escolares e profissionais, dos jovens filhos de imigrantes, alunos do 9º ano de escolaridade, na transição para o ensino secundário. A investigação visou o modo como as pertenças étnica, socioeconómica e de género, por um lado, e a trajectória e situação escolar, por outro, se entrecruzam e concorrem na definição das aspirações de futuro. Sustentou-se numa abordagem multidimensional e no desenvolvimento de uma metodologia multi-método, que incluiu um questionário a 1194 alunos (405 descendentes de imigrantes), em 13 escolas, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, bem como a realização de um conjunto de entrevistas a agentes escolares, jovens descendentes e seus progenitores. Procedeu-se à caraterização das condições objetivas e subjetivas de experiência na família e na escola, à identificação das modalidades relevantes de orientação para o futuro escolar e profissional, tal como ao aprofundamento do conhecimento sobre a produção social das orientações juvenis, compreendendo a sua emergência, morfologia e significação. Procurou-se analisar o impacto da etnicidade na produção social das orientações e a sua relação com os processos de integração na sociedade portuguesa. O exercício de análise culminou na construção de uma tipologia de projectos de futuro. A análise tipológica possibilitou a compreensão da diversidade de modos de projeção de futuro, e a identificação das constelações específicas de condições sociais, escolares, migratórias e subjectivas associadas.por
dc.description.abstractThis study focuses on the educational and occupational orientations to the future among young children of immigrants, in the context of completion of compulsory schooling and transition to higher education. Research aimed at how the ethnic, socio-economic and gender affiliations, on the one hand, and the school path and situation, on the other, intersect and compete in defining the future aspirations. We proceeded to the characterization of the objective and subjective conditions of experience in family and school, to the identification of the relevant future orientation modalities, in addition to the development of the knowledge about the social production of youth orientations, including their emergence, morphology and meaning. The impact of ethnicity on the social production of future orientations and their relationship to the processes of integration into Portuguese society is examined. The analytical exercise culminated in the construction of a typology of projects of future. The typological examination enabled the understanding of the diversity of modes of projection in the future, as well as the identifying of the specific associated clusters of social, educational, migratory, and subjective conditions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectDescendentes de imigrantespor
dc.subjectOrientações de futuropor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectAspiraçõespor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectEtnicidade -- Ethnicitypor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectCultura juvenil -- Youth culturepor
dc.subjectChildren of immigrantspor
dc.subjectFuture orientationspor
dc.subjectIntegrationpor
dc.subjectAspirationspor
dc.subjectProjectspor
dc.subjectIdentitypor
dc.titleFuturos convergentes?: Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid101231954-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_sandra_mateus_gomes.pdf
  Restricted Access
6,95 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.