Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/8772
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, José | - |
dc.contributor.advisor | Sampayo, Mafalda | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Sara Alexandra Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-09T13:54:32Z | - |
dc.date.available | 2015-04-09T13:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014-11 | por |
dc.identifier.citation | Albuquerque, S. A. R.(2014). Cidade do futuro: o sistema do metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8772 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/8772 | - |
dc.description.abstract | Actualmente é indiscutível que as redes de comunicação tais como estradas, metropolitano, comboio e outros são essenciais na cidade e os seus acessos devem ser localizados em pontos estratégicos, criando uma determinada hierarquia local e estruturando a cidade. Através da análise da evolução da rede do metropolitano ao longo do tempo é possível verificar uma transformação e igualmente uma evolução da cidade à superfície, assim como perceber que, quando se criam alterações na cidade subterrânea, ou seja na rede do metro, também se modificam as dinâmicas à superfície. A expansão do metro tem um grande impacto na progressão da cidade em relação à sua economia urbana, ao desenho do espaço público e às tipologias arquitectónicas. Neste trabalho é analisado o impacto que o planeamento da rede do metro tem no crescimento da cidade ou na sua transformação. O estudo mostra de que forma é que a rede do metropolitano actual afectou a cidade de Lisboa ao longo da história, que relação teve com o seu desenvolvimento, como é que o espaço público e a arquitectura interagem com os acessos a esta rede de comunicação. É objectivo deste trabalho perceber como se poderá alterar a cidade no futuro em relação a mudanças na centralidade de determinadas áreas, consoante o planeamento proposto para a expansão da rede de metro de Lisboa (prevista e em estudo desde Julho de 2012). Propõe-se ainda para esta investigação o caso de estudo do concelho de Loures, enquanto área localizada fora dos limites da cidade de Lisboa, com o objectivo de compreender de que forma é que a expansão da rede do metro pode influenciar também o desenvolvimento ou melhoramento de algumas zonas pouco consolidadas e com diferentes características. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Centralidade | por |
dc.subject | Limite | por |
dc.subject | Periferia | por |
dc.subject | Cidade | por |
dc.subject | Metro | por |
dc.subject | Espaço público | por |
dc.subject | Expansão | por |
dc.subject | Futuro | por |
dc.subject | Rede | por |
dc.title | Cidade do futuro: o sistema do metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.identifier.tid | 201084449 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_sara_ramos_albuquerque.pdf Restricted Access | 83,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.