Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8768
Autoria: Peres, Francisco Godinho
Orientação: Ferreira, Pedro António de Sousa
Data: Jun-2014
Título próprio: Plano de negócios: sochoc chocolataria
Referência bibliográfica: PERES, Francisco Godinho - Plano de negócios: sochoc chocolataria [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8768>.
Palavras-chave: Chocolate negro
Stevia
Empreendedorismo
Dark Chocolate
Stevia
Entrepreneurship
Resumo: Este trabalho foi realizado no contexto de conclusão do Mestrado em Gestão e tem por objetivo a elaboração de um plano de negócios e posterior implementação de uma empresa de venda de chocolate belga, através de venda presencial (loja e feiras) e venda através da internet. Pretende-se também que, para além de rentável, a empresa crie valor para o cliente final, pelo que a aposta se focará na utilização de matérias-primas de qualidade e em servir segmentos para os quais atualmente existe uma oferta limitada de produtos de qualidade (a gama de produtos para diabéticos atual é bastante limitada e cinge-se a bolachas e algum chocolate). Nesse sentido, o objetivo será apostar na utilização de stévia, uma planta com baixo teor de glicose que, aliada ao chocolate, permite que o mesmo seja consumido por pessoas que sofram de diabetes. De modo a averiguar se existe espaço no mercado, foram realizados estudos de mercado, percebendo assim se os consumidores estão dispostos ou não a adquirir os produtos oferecidos. Foi também realizada uma análise à envolvente da empresa e desenvolver estratégias de posicionamento e desenvolvimento, bem como a definição do target e objetivos de curto e longo prazo. No fim foram definidas políticas de implementação do negócio e analisados os custos e potenciais ganhos do projeto, incluindo também possíveis variações de mercado.
This work was done in the context of completing the MSc in Management and aims to draw up a business plan and subsequent implementation of a company focused on selling Belgian chocolate through face selling (on store and market/fairs) and selling over the internet. It is also intended that, as well as profitable the company create value for the end customer, so focus will be on the use of high quality products and serve segments for which there is currently a limited supply of quality products (current range of products for diabetics is quite limited and is confined to crackers and some chocolates). In this sense the goal will be to bet on the use of stevia, a plant with low glucose content which, combined with chocolate, allow it to be consumed by people suffering from diabetes. In order to ascertain whether there is space in the market, it was necessary to do market studies, thus realizing whether or not consumers are willing to buy the products offered. It was also necessary to do an analysis of the business environment and develop positioning and development strategies, as well as defining the target consumer and goals for the short and long term. Finally implementation of business policies were defined, and the potential costs and gains of the project, also including possible market variations will be analyzed.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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