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http://hdl.handle.net/10071/8708
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Title: Plano de negócios: Fava Rica
Authors: Alves, António Marcos Pinho
Orientador: Falcão, Pedro
Issue Date: Jul-2014
Citation: ALVES, António Marcos Pinho - Título: subtítulo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8708>.
Abstract: Os objetivos deste trabalho são o desenvolvimento de um plano de negócios, a fundação de uma empresa no setor agro-alimentar, o seu lançamento no mercado nacional e numa fase posterior no mercado internacional de produtos de âmbito alimentar tendo como base a Alfarroba, constituindo assim a criação dos seguintes produtos principais: Bombons/Bolinhos, Pão, Tablet, Bolo/Torta, Licor e Sumo de Alfarroba. Todos os produtos enquadrar-se-ão no âmbito da agricultura biológica e do desenvolvimento sustentável, pois o autor acredita que estas temáticas serão cada vez mais importantes e diferenciadoras na mente dos consumidores. O objetivo não é utilizar a denominação de agricultura biológica nos produtos, pois esta traz algumas necessidades e procedimentos especiais na sua utilização, mas sim ter a imagem sempre associada a produtos desse tipo. Utilizar-se-á muito o termo “eco-gastronomia”, fazendo diferença em relação aos sabores “universais”, padronizados e globalizados, cujos exemplos pode-se mencionar a Coca-Cola e o hamburguer McDonald’s. Este é o ponto de partida do negócio, no entanto como a “matéria-prima” possui um elevado potencial, a empresa poderá evoluir para outras áreas de negócio, aproveitando as potencialidades da alfarroba. A nível social e económico esta empresa ajudará a valorizar este produto agrícola, bem adaptado em terras Algarvias, contribuindo para a plantação de mais árvores deste tipo e valorizando as existentes. A proposta de nome para a empresa e marca é Fava Rica. A razão é devida ao facto de favarica ser uma denominação tradicional Portuguesa para Alfarroba.
The objectives of this work are to develop a business plan and launch a company in the agrofood sector, where the idea is to launch in the domestic market first, and in a future phase, in the international market, food products based on the Carob, therefore the creation of the following major products: Candy / Cookies, Bread, Tablet, Cake / Pie, Liqueur and Carob juice. All products must fall within the scope of organic farming and sustainable development, because the author believes that these issues will become increasingly important and differentiating in the minds of consumers. The idea is not to use the designation of organic farming’s products because it brings some special needs, but have the image associated with such products. We will call “ecogastronomy”, making the difference in relation to the “universal” tastes, standardized, globalized, whose paradigms are, we all know, Coca-Cola and McDonald's hamburger. This is the starting point of the business, however as the "raw material" has a high potential, the company can develop into other business areas, leveraging the potential of carob. At the social and economic level this company will help to value this agricultural product, well adapted to Algarve, contributing to the planting of more trees and enhancing the existing ones. The proposed name for the company and brand is Fava Rica. The reason is due to the fact that fava-rica is a traditional name for Portuguese Carob.
Description: Mestrado em Gestão
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8708
Thesis identifier: 201105390
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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