Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8672
Autoria: Arruda Filho, Norman de Paula
Orientação: Reto, Luis Antero
Freitas Júnior, Antônio de Araújo
Data: 2012
Título próprio: Perspectivação: um novo modelo de educação executiva responsável
Referência bibliográfica: Arruda Filho, N. P. (2012). Perspectivação: um novo modelo de educação executiva responsável [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8672
ISBN: 978-989-732-567-0
Palavras-chave: Escolas de negócios
Transdisciplinaridade
Modelo educacional híbrido
Gestão responsável
Resumo: O papel das escolas de negócios se apresenta como o lócus de um novo modelo de construção e difusão educacional, voltado para a formação de lideranças transformadoras, com consciência, visão e capacidade de ação dirigidas a gestão responsável. Esta tese teve como objetivo avaliar a adequação do modelo educacional do ISAE/FGV – o Modelo Perspectivação – ao contexto de uma educação executiva responsável. Para isso, apresentou-se o Perspectivação, desenvolvido pelo pesquisador e aplicado em um estudo de caso no ISAE/FGV em Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Este é um modelo educacional hibrido, composto por 14 atividades que buscam unir diversos saberes para se ajustar ao perfil do trabalhador do século XXI, incluindo estratégias educacionais com a abordagem transdisciplinar (dimensões científica, cultural, espiritual e social). Na sua avaliação utilizou-se a verificação e a validação. A verificação foi feita por meio de uma matriz de cotejamento com critérios teóricos de dimensões predefinidas. A validação do Perspectivação foi feita usando a técnica de face validitycom 50 especialistas. Nos resultados observou-se que o conjunto das 14 atividades obtiveram cerca de 90% a 100% de concordância dos especialistas com relação à adequação das atividades desenvolvidas pelo modelo para uma educação em gestão responsável – sendo que a média de todas foi o valor máximo, ou seja, 10. Com isso conclui-se que o modelo educacional pode contribuir para uma educação em gestão responsável.
The role of business schools is presented as the locus of a new type of construction and dissemination of education, focused on training leaders for change, with knowledge, vision and capacity for action targeted at responsible management. This thesis aimed to evaluate the adequacy of the ISAE/FGV educational model – the Perspectivaction Model – to the context of responsible executive education. To do so, the model developed by the researcher has been presented here and applied in a case study at ISAE/FGV in Curitiba, Paraná State, Brazil. This educational model is hybrid, composed of 14 activities that seek to unite diverse knowledge to fit the profile of the 21st century worker, with educational strategies in a transdisciplinary approach (scientific, cultural, spiritual and social dimensions). It has been evaluated by verification and validation. Verification has been done in a comparison matrix with theoretical criteria of predefined dimensions. Validation has been done using the face validity technique with 50 experts. Results showed that all 14 activities obtained about 90% to 100% agreement of the experts regarding the appropriateness of the model activities for responsible management education – and the average for all is the maximum value 10. Thus it is concluded that the educational model can contribute to responsible management education.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_norman_arruda_filho.pdf2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.