Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8599
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dc.contributor.advisorSantos, Sofia-
dc.contributor.authorBeito, Sérgio Filipe Tinoco-
dc.date.accessioned2015-03-11T15:31:50Z-
dc.date.available2015-03-11T15:31:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-06por
dc.identifier.citationBeito, S. F. T.(2014). Portuguese consumers’ perceptions of corporate social responsibility [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8599pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8599-
dc.description.abstractA crescente importância da responsabilidade social empresarial (RSE) não pode ser negada, especialmente para os consumidores. Cada vez mais empresas adotam iniciativas socialmente responsáveis com a conceção de que os consumidores suportam as organizações ativamente. Apesar disso, pouco se sabe sobre o significado e a importância que as responsabilidades sociais têm para os consumidores, nomeadamente em Portugal. Nesse sentido, o presente estudo, procura indagar sobre questões relacionadas sobre o nível de conhecimento da área da responsabilidade social, o grau de envolvimento com as empresas, e as iniciativas que são mais valorizadas. Em suma, a perceção e expetativas que os consumidores têm da RSE em geral. Os resultados indicam que os consumidores Portugueses acreditam que as empresas devem ter maior responsabilidade no desenvolvimento social da sociedade pois acreditam que a influência deles na sociedade é em média positiva e apoiam as suas iniciativas socialmente responsáveis. Isto é denotado na importância que a RSE tem para os consumidores mesmo em diferentes indústrias, em particular a honestidade corporativa. Apesar das suas preocupações e de garantirem que são familiares com o conceito de RSE, a generalidade dos participantes não conseguiram construir uma definição multidimensional, já que a maioria não entendeu a importância da dimensão económica – responsabilidades económicas são repetidamente desvalorizadas. Torna-se fulcral por parte das empresas investigar mais profundamente as perceções e expetativas dos consumidores de modo a desenvolver estratégias de RSE mais eficazes e mais valorizadas pela sociedade.por
dc.description.abstractThe increasing importance of CSR can no longer be denied, especially for consumers. More and more enterprises are adopting socially responsible initiatives with the assumption that consumers will support actively. However, little is known about the meaning and importance of social responsibility for consumers, particularly in Portugal. In this sense, the present dissertation, intends to investigate about questions regarding the degree of knowledge consumers have of CSR, their involvement with socially responsible firms, and the initiatives that are most valuable to them. In summary, the study inquires on perceptions and expectations that consumers have of CSR in general. The research findings indicate that Portuguese consumers believe that firms must hold greater responsibility in the social development of society since they believe their influence is in average positive and consumers support their socially responsible initiatives. This is indicated in the importance attached to CSR across different industries, in particular corporate honesty. Despite their concerns and guarantee that they understand the concept of CSR, consumers weren’t able to construct a multi-dimension definition, since most weren’t able to comprehend the importance of the economic dimension – economic responsibilities are repeatedly considered insignificant. In summary, it’s fundamental for corporations to investigate deeply the perceptions and expectations of consumers in order to develop CSR strategies that are more effective and more valued by society.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpor
dc.subjectPerceções dos consumidorespor
dc.subjectDomínios de responsabilidade socialpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectCorporate Social Responsibilitypor
dc.subjectConsumer perceptionpor
dc.subjectCorporate Social Responsibility Dimensionspor
dc.subjectConsumer behaviourpor
dc.titlePortuguese consumers’ perceptions of corporate social responsibilitypor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201038366-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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