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dc.contributor.advisorCarvalho, José Crespo de-
dc.contributor.authorCosta, Vasco Oliveira-
dc.date.accessioned2015-03-10T15:17:21Z-
dc.date.available2015-03-10T15:17:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-06por
dc.identifier.citationCosta, V. O.(2014). Práticas de desenvolvimento de novos produtos na indústria de lacticínios portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8585pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8585-
dc.description.abstractA presente dissertação trata-se de um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em gestão. Por sua vez, a opção pelo tópico fundamentou-se no desejo pessoal de estudar um tema tão importante para a sustentabilidade e crescimento organizacional num sector proeminente e tradicional da minha região – Açores. O objectivo da dissertação passa por averiguar a forma como a indústria de lacticínios portuguesa reagiu às transformações socioeconómicas recentes e como está a conduzir o Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP). Nas próximas páginas será abordada a necessidade do DNP, serão apresentadas as suas dimensões e abordadas as respectivas melhores práticas. Serão discutidos processos, gestão de portfolio, factores de sucesso, gestão do risco, entre outros. A partir da revisão de literatura, foi escolhida uma ferramenta - questionário de auditoria de melhores práticas de DNP (Barczak e Kahn, 2012) que serviu como veículo de monitorização da situação actual da indústria de lacticínios portuguesa. Foram distribuídos 167 questionários e registadas 33 respostas. O resultado foi um nível de implementação médio de melhores práticas de 41.9 pontos, numa escala de -101 a 101. As Grandes Empresas registaram um valor médio de 71,4 pontos enquanto as PME’s ficaram-se pelos 32,6. Por outro lado, as dimensões de DNP Comercialização (61%) e Estratégia (55%) foram aquelas com a maior proporção de práticas implementadas. Finalmente, as dimensões Pesquisa (26%) e Métricas e Medição da Performance (26%) registaram as pontuações mais reduzidas e colocaram-se como as mais necessitadas de investimento futuro pelas empresas auscultadas.por
dc.description.abstractThis dissertation is a partial requisite for a management master degree. The topic was chosen based on the personal desire of learning about an area that is so important for sustainable organizational growth in such a significant and traditional sector of my home region – The Azores. The goal of the dissertation is to understand how the Portuguese dairy industry adapted to recent socio-economical transformations and how it is conducting New Product Development (NPD) activities. The following pages expose a vast literature review that explores the need for NPD, discusses the NPD process, portfolio management, success factors, risks, best-practices and NPD dimensions, amongst others. Based on the literature review, a tool was selected – the NPD best practices audit questionnaire (Barczak e Kahn, 2012) - and was used as the vehicle to monitor the reality of the Portuguese dairy industry. Overall, 167 companies were contacted and asked to collaborate with the project – 33 answers were registered. The data analysis has resulted on an average best practices implementation classification level of 41.9, on a -101 to 101 scale. The large companies registered an average of 71.4 points whilst the small and medium enterprises achieved 32.6. On the other hand, the NPD best practices dimensions, Commercialization (61%) and Strategy (55%) were the ones whose practices were most implemented. Finally, the Research (26%) and Metrics (26%) dimensions got the lowest implementation values placing themselves as the dimensions that require the most future investment by the inquired companies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospor
dc.subjectMelhores práticaspor
dc.subjectIndústria de lacticíniospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectNew product developmentpor
dc.subjectBest practicespor
dc.subjectDairy industrypor
dc.titlePráticas de desenvolvimento de novos produtos na indústria de lacticínios portuguesapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201034824-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jelO31-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
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