Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/8584
Author(s): | Vicente, Rui Guerreiro Santos |
Advisor: | Brochado, Ana Oliveira |
Date: | 2013 |
Title: | Plano de negócios: “Tapas Algarvias” |
Reference: | Vicente, R. G. S. (2013). Plano de negócios: “Tapas Algarvias” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8584 |
Keywords: | Plano de negócio -- Business plan Empreendedorismo -- Entrepreneurship Estratégias Gastronomia tradicional Indústria da restauração Strategies Traditional gastronomy |
Abstract: | O presente projeto consiste num Plano de Negócios para um Restaurante de Tapas, de
nome “Tapas Algarvias”, o qual pretende afirmar-se no mercado da restauração através
de um conceito bastante desenvolvido noutros países, contudo, acrescentando dois
fatores diferenciadores, um ao nível do ambiente e envolvência do cliente, aproveitando
as potencialidades da cultura Algarvia ao nível da Gastronomia e o outro, ao nível do
turismo na cidade de Lisboa e do contexto económico atual.
O principal objetivo do projeto está relacionado com a avaliação económica e financeira
do plano de negócios e consequente análise de viabilidade. Neste sentido, é efetuada
uma revisão da literatura mais relevante nas áreas do Empreendedorismo, da
Restauração, das Tendências do Setor e do Comportamento do Consumidor.
Procede-se também à realização de uma análise de mercado onde são avaliadas as
oportunidades e ameaças para o Tapas Algarvias e quais os seus pontos fortes e fracos,
o que permite estudar a integração da empresa na sua envolvente.
Com base no levantamento de dados de mercado e respetivo estudo, é então delineada a
estratégia de desenvolvimento do Tapas Algarvias, que contempla todo o processo de
formulação estratégica, desde a explicação do conceito de negócio à definição dos
fatores críticos de sucesso para o projeto.
Por fim, é definido com maior detalhe, um conjunto de políticas de implementação do
negócio que, acompanhadas das respetivas estimativas de custos e que fundamentando a
análise de viabilidade económica e financeira realizada, pretende afirmar o Tapas
Algarvias como um projeto viável e de futura implementação. This project consists in a Business Plan for a Tapas Restaurant, named Tapas Algarvias, which aims to be in the market of the restoration through a concept already developed in other countries, however, adding two factors differentiating one level the environment and surroundings of the customer, leveraging the potential of culture to the level of Algarve Gastronomy and the other at the level of tourism in the city of Lisbon and the current economic context. The main objective of the project is related to the economic and financial assessment of the business plan and subsequent viability analysis. In this regard, a review is made with relevant literature in the areas of Entrepreneurship, Restaurants Market, Sector Trends and Consumer Behavior. Process is performed also to conduct a market analysis which assesses the opportunities and threats to the Tapas Algarvias and what are its strengths and weaknesses, which allows studying the integration of the company in the surrounding. Based on survey data from market and the respective study, it is then outlined a development strategy of the Tapas Algarvias, which includes whole process of strategy formulation, since the explanation of the concept at definition of business critical success factors for the project. Finally, is defined in greater detail, a set of policies to implement the business, accompanied by the respective cost estimates and basing the analysis of economic and financial viability performed Tapas intends to assert the Algarve as a viable project and future implementation . |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_rui_santos_vicente.pdf | 17,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.