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http://hdl.handle.net/10071/8569
Author(s): | Batalha, José Carlos Borges |
Advisor: | Casanova, José Luís Sanches Carvalho, Helena Maria Barroso |
Date: | 2013 |
Title: | Modelos de gestão e prioridades da organização das instituições particulares de solidariedade social: Um inquérito às IPSS’s no distrito de Lisboa |
Reference: | Batalha, J. C. B. (2013). Modelos de gestão e prioridades da organização das instituições particulares de solidariedade social: Um inquérito às IPSS’s no distrito de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8569 |
Abstract: | Num quadro distrital caracterizado por uma intensa e dinâmica atividade social mas com uma clara ausência de informação disponível e sistematizada, constitui objetivo fundamental deste trabalho conhecer e promover o conhecimento das instituições particulares de solidariedade social do distrito de Lisboa nas suas diversas vertentes e dimensões como a implantação, natureza jurídica, tempo de existência, fins estatutários, dimensão, fontes de financiamento, respostas sociais que desenvolvem, recursos humanos e dinâmicas sócio organizacionais, relações interinstitucionais, importância do voluntariado, dinâmica social do meio envolvente, contribuindo assim para a sua visibilidade e procurando chamar a atenção para o papel relevante que desempenham ao nível local, distrital e nacional.
Procuramos evidenciar a complexidade dos contextos organizacionais das instituições de solidariedade social, os seus constrangimentos e potencialidades e a pertinência do seu estudo devido ao papel que desempenham na dinamização sócio económica das comunidades locais, na criação de laços e de redes de solidariedade e como espaço de aprofundamento, de investigação e de ação bem como de formação de políticas públicas de intervenção social futura.
Como fica demonstrado a maioria das IPSS’s da amostra iniciaram a sua atividade depois de Abril/74 e a sua área de atuação é ao nível da freguesia. São dirigidas, na sua esmagadora maioria por presidentes do sexo masculino, em regime de voluntariado, na faixa etária acima dos 60 anos e há mais de 12 anos ao leme das suas instituições.
Também a maioria dos presidentes não frequentam ações de formação para dirigentes embora as promovam para o pessoal auxiliar e técnico. Mais de 60% das instituições da amostra são de grande ou muito grande dimensão. O conjunto das respostas para a população idosa é mais de metade do total das respostas sociais existentes.
A principal fonte de financiamento das IPSS’s cabe ao Estado mas apenas cobre 42% dos custos operativos das respostas sociais, relativamente às quais, os dirigentes inquiridos, apresentam posturas pouco recetivas às novas realidades e à exigência da qualidade das respostas sociais.
Em alguns concelhos as IPSS’s são, depois das Autarquias, os principais empregadores. The main purpose of this paperwork consists on promoting the knowledge of Lisbon’s Social Solidarity Private Institutions as well as it’s several strands and dimensions whereby implantation, juridical nature, existence time, statutory ends, dimension, financial resources, social response, human resources, volunteering, inter-institutional relationships. It is also imperative for this study the possibility to draw the attention to the relevant role that these institutions play locally and nationally. As established the activity of the majority SSPI was initiated after April 74 and their operation area is at parish. They are lead mostly by male presidents, volunteering, aged up to 60 and with more than 12 years of experience in their own institutions. Also the majority of the presidents do not attend leadership workshops although, they promote this kind of activities for auxiliary personnel and technical. Over 60% of the institutions have large amounts of users and employees. The service’s ensemble for elderly is over half of the existent by now. The government is the main funder of these institutions but only covers 42% of operational costs of social responses, whose leaders aren’t able to adapt to new realities and also to the quality demand of social responses. In some counties SSIP’s are the main employer, even after some municipalities. |
Degree: | Mestrado em Sociologia e Planeamento |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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