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http://hdl.handle.net/10071/8476
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Title: Será o marketing de guerrilha, uma estratégia influente no futuro da comunicação desportiva?
Authors: Correia, Ricardo António Lopes da Silva
Orientador: Conceição, Henrique
Keywords: Marketing de guerrilha
Marketing viral
Clubes de futebol
Estratégias de marketing
Comunicação
Guerrilla marketing
Brands
Football clubs
Marketing and communication strategy
Issue Date: 2014
Citation: CORREIA, Ricardo António Lopes da Silva - Será o marketing de guerrilha, uma estratégia influente no futuro da comunicação desportiva? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8476>.
Abstract: “SERÁ O MARKETING DE GUERRILHA, UMA ESTRATÉGIA INFLUENTE NO FUTURO DA COMUNICAÇÃO DESPORTIVA?” Com a realização desta Dissertação de Mestrado, pretendo decifrar a pergunta em cima mencionada. Irei investigar se o Marketing de Guerrilha, em conjunto com o Marketing Viral, serão ou não, ferramentas de comunicação que influenciarão positivamente o futuro da comunicação relacional de todos os Clubes de Futebol Nacionais. Numa época em que os orçamentos destinados às estratégias de marketing são cada vez mais reduzidos por parte dos clubes é importante e obrigatório rever e redefinir estratégias que apostem em cenários mais criativos, económicos e virais. Neste contexto menciono que este tipo de conceitos são muito mais económicos em termos financeiros, geram uma maior visibilidade e permitem que a mensagem chegue ao target de forma direta e ativa. Incentivam positivamente o sócio a integrar-se na própria comunicação e o mesmo poder dinamizar / partilhar a mensagem entre todos os seus amigos e utilizadores. Na minha teoria, estas ações fazem falta nas estratégias dos Clubes. É certo que já as fazem e bem na maioria das vezes, mas poderiam intensificar ainda mais este tipo de ações. Esta investigação, para além dos questionários, adotou também na sua metodologia, entrevistas (estudos de caso), onde foram observados quatro clubes nacionais: O Atlético Clube de Portugal, o Grupo Desportivo Estoril Praia, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Com as entrevistas e a resultante análise de dados tentarei provar que o Marketing de Guerrilha é uma tendência e se será ou não uma ferramenta que poderá influenciar positivamente a comunicação da maioria dos clubes, levando à posteriori, que os mesmos consigam alcançar todos os seus objetivos.
“Will be the guerrilla marketing an influent strategy in the future of the sports communication?” The intent of this master's degree is to find the answer for the above question. I will investigate if the guerrillas marketing together with the Viral Marketing are really useful tools of communication and can influence positively the future of the relational communication between the National Football clubs. At a time when budgets of the football clubs for marketing strategies are increasingly shorter, is important and mandatory reconsider and redefine the budgets, and search for creative, economic and viral scenarios. In this context, I affirm that this concepts are economic, creates much more visibility and the message reach directly and active the target. The members are positively incentivated to integrate the communication and dinamize / share the message among all your friends and users. In my master's degree, this actions are a lack in the clubs strategy. Sometimes they do it, and well done, but they can intensify much more this type of actions. In this investigation was about four national clubs, where i use the questionnaires, and adopted the methodology of the interview (case studies). The clubs are Atlético Clube de Portugal, Grupo Desportivo Estoril Praia, Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal. The analysis result from the interviews, i will try to prove that the guerrilla marketing is a tendency or a tool to influence positively the way to communicate in the clubs, leading to later that they can achieve all their goals.
Description: Dissertação submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Marketing /(JEL Classifications - American Economic Association (Codes): M - Business Administration, and Business Economics, Marketing, Accounting: M310 – Marketing M370 – Publicidade / Comunicação
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8476
Thesis identifier: 201059169
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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