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http://hdl.handle.net/10071/8455
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Title: A gestão de risco na cadeia de abastecimento aplicada à área dos transportes do grupo CTT : Correios de Portugal, SA.
Authors: Missionário, Rita Isabel Duarte
Orientador: Dias, Eurico Brilhante
Keywords: Risco
Cadeia de abastecimento
Impacto
Qualidade do serviço
Risk
Supply chain
Impact
Quality of service
Issue Date: 2014
Citation: MISSIONARIO, Rita Isabel Duarte - A gestão de risco na cadeia de abastecimento aplicada à área dos transportes do grupo CTT : Correios de Portugal, SA. [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8455>.
Abstract: As empresas têm cada vez mais adotado estratégias de maximização da eficiência e redução de custos como forma de acompanhar as novas tendências de mercado, o que vai tornar as cadeias de abastecimento mais vulneráveis. Considerando ainda as ocorrências catastróficas acorridas ao longo do ultimo século, quer sejam ataques terroristas ou catástrofes naturais, percebe-se a grande importância de uma estratégia de gestão de risco por parte das organizações, de forma a evitar quebras na cadeia de abastecimento. Desta forma, a gestão de risco na cadeia de abastecimento é um tema de grande relevância atualmente. Este trabalho académico é um estudo de caso que tem como objetivo perceber como a empresa prestadora de serviços postais CTT procede à gestão de risco na cadeia de abastecimento, de forma a manter os altos níveis de qualidade de serviço prestado. O estudo foca-se apenas na área dos transportes, restringindo-se à área de negócios dos correios, que é responsável por assegurar o cumprimento do contrato de concessão do serviço postal universal. A dissertação foi realizada com base em informações recolhidas nos CTT, bem como da análise de documentações e relatórios presentes nos sites dos CTT e da ANACOM. Numa primeira parte é analisado o processo de gestão de risco na cadeia de abastecimento seguido pelos CTT. Procede-se a uma análise crítica das estratégias de gestão de risco utilizadas pela empresa em questão, com vista a propostas de melhoria. A área dos transportes dos CTT adota estratégias de gestão de risco tanto pró-ativas como reativas, pois considera a gestão de risco uma ferramenta essencial para poder cumprir os valores mínimos admitidos pelo convénio de qualidade, e ainda manter vantagem competitiva face a potenciais concorrentes que surgem com a liberalização do sector postal.
It has been an increase in the strategies used by companies that have as purpose the maximization of the efficiency and reduction of the cost as a way to follow the new tendencies of market, which is going to make the supply chains more vulnerable. Taking into account the catastrophic incidents that have happened in the last century, since terrorist’s attacks to natural catastrophes, we can understand the importance of a risk management strategy from the company to avoid the breaks in the supply chains. Like this, the supply chain risk management is a topic of huge relevance nowadays. This academic work is a case study that has the intention of understanding how does the company that post services provider CTT proceeds to the supply chain risk management, with the goal of trying to keep the high levels of service quality. This case study focuses only on the transport area. The analysis is restricted to the business area of the post office, which is responsible for ensuring compliance with the concession agreement of the universal postal service. The work was made based on information collected in CTT, such as documentation’s analysis and reports posted in the CTT and ANACOM’s sites. On the first part is analysed the process of supply chain risk management followed by CTT, proceeded by a critical analyses of the management and risk strategies used by the company, with the intention of improving the strategies. CTT transports area adopts reactive and preventive supply chain risk management, because they take into account the risk management as an essential tool to be able to accomplish the low value admitted by convenience of quality, and keep the advantage to face potentials opponents that emerge with the liberalization of the post sector.
Description: Projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão (Caso Pedagógico) / Classificação JEL: L21 e L22
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8455
Thesis identifier: 201034182
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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