Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8399
Autoria: Vieira, Ana Filipa Frade de Sousa
Orientação: Escoval, Ana
Cruz, João Paulo
Data: 2013
Título próprio: Aplicação do lean thinking aos serviços farmacêuticos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.
Referência bibliográfica: Vieira, A. F. F. S.(2013). Aplicação do lean thinking aos serviços farmacêuticos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8399
Palavras-chave: Saúde
Lean Thinking
Value Stream Mapping
Ambulatório
Healthcare
Outpatient
Resumo: Os custos com os cuidados de saúde estão a aumentar a um ritmo insustentável a nível mundial. Aliados aos custos e, apesar de se ter registado uma melhoria significativa no setor da saúde, a ineficiência ainda existe. Neste contexto, têm surgido metodologias de melhorias de processos para colmatar as falhas e ineficiências deste sector, bem como reduzir os custos, sendo um dos métodos mais utilizados o Lean Thinking. Devido à complexidade da gestão do medicamento inerente à sua extensa aplicabilidade e custos associados, o projeto de investigação apresenta como objetivo principal a identificação de oportunidades de redução do desperdício resultante do processo de reposição de stocks de medicamentos em regime de Ambulatório, tendo como base conceptual a filosofia Lean. Para a realização deste projeto de investigação, foi adotada uma abordagem sob forma de Projeto Empresa que teve como objeto de estudo o Serviço de Gestão Técnico Farmacêutico (SGTF) do Hospital de Santa Maria, E.P.E. (HSM), permitindo complementar a componente teórica com a vertente organizacional. O objetivo desta investigação foi cumpridomediante a utilização do Value Stream Mapping (VSM) como metodologia de investigação que visou o mapeamento das atividades que constituem o processo em análise identificando as atividades que acrescentam valor e as que não adicionam valor para o cliente, o tempo de realização de cada atividade, bem como o tempo útil de cada ação. As conclusões retiradas evidenciam que o processo de reposição de stocks no SGTF do HSM é influenciado por diversos fatores que provocam desperdícios, salientando-se os tempos de espera, processamento inapropriado e transporte. Por fim, são apresentadas propostas de melhoria passíveis de ser adotadas de modo a reduzir ou eliminar os desperdícios identificados, numa perspetiva de melhoria contínua e aumento da eficácia dos processos, designadamente, a eliminação das atividades a que não adicionam valor, a parametrização do sistema Consis e a alteração do horário de reposição.
The health care costs are increasing at an unsustainable rate worldwide. Allied to the costs and, despite of significant improvement in the health sector, the inefficiency still exists. In this context, has arisen process improvement methodologies to address the flaws and inefficiencies in this sector, as well as reduce costs, being one of the most used the Lean Thinking. Due to the complexity of medicine’s management inherent to its extensive applicability and costs associated, this research project has as main objective the identification of opportunities to reduce waste resulting from the stock replacement process in an outpatient procedure, based on Lean Thinking. To carry out this research project, it was addoped an Enterprise Project approach and the object of study was the Serviço de Gestão Técnico Farmacêutico (SGTF) of the Hospital de Santa Maria, E.P.E (HSM), allowing to complement the theoretical component with the organizational aspect. The purpose of this investigation was achieved through the use of Value Stream Mapping (VSM) as research methodology, which allows the mapping all process activities identifying the ones that add value and those that do not add value for the customer, the time of completion of each activity, as well as the time spent on each action. The conclusions drawn evidence that the process of replacement of stocks in the SGTF is influenced by several factors that cause waste, including waiting times, inappropriate processing and transportation. Finally, it were presented improvement proposals likely to be adopted in order to reduce or eliminate waste identified, in a perspective of continuous improvement and increase of the effectiveness of processes, namely, the elimination of activities that do not add value, parameterization of the system and the change of spare time.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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