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http://hdl.handle.net/10071/8359
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Title: O ideólogo com pele de tecnocrata
Authors: Mascarenhas, Carolina Mendes
Orientador: Costa, Ana Cristina Narciso Fernandes
Keywords: Ciência económica
Economia value-free
Ideologia
Teorias económicas
Ensino da economia
Economics
Value-free economics
Ideology
Economic theories
Teaching of economics
Issue Date: 2013
Citation: MASCARANHAS, Carolina Mendes - O ideólogo com pele de tecnocrata [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8359>.
Abstract: O percurso da ciência económica tem sido marcado pela sua necessidade de definição e afirmação científica. Definindo-se como ciência social, a área mainstream desta ciência procurou adquirir maior robustez científica através da asseveração da sua objetividade, do afastamento das ideologias que a corrompiam, da vontade de ser desprovida de valorações, da aderência a progressivamente mais metodologias quantitativas, em detrimento das demais, munindo-se de modelos virtuosos e da aquisição de competências técnicas que lhe permitissem impactar, de forma consciente, a realidade – realidade essa de que se afastava à medida que assentava em paradigmas que, em nome da objetividade, acabavam por descurar da complexidade deste objeto de estudo da economia. A presente investigação debruça-se sobre a ciência económica, procurando entender o que ela é, e de que forma se foi cobrindo de mantos técnicos para ocultar as suas valorações, tornando-se vulnerável à ideologia, que queria expurgar mas que apenas mascarou. É, por isto, indispensável que se olhe para as valorações e ideologia latentes na teoria económica, especialmente da corrente que se afirma menos valorativa. Enfocando alguns dos bastiões das correntes liberais e neoliberais – John Stuart Mill, Friedrich Hayek e Alvin Roth – revelam-se as valorações que sustém as suas teorias e modelos. No reflexo mais direto da ciência económica, o seu ensino, haverá que procurar quais os efeitos que tais percursos da ciência económica nele se revelam. Através de uma metodologia de estudo de caso, buscaremos encontrar a pegada que ideologia camuflada de técnica deixa no ensino, assegurando a sua continuidade.
The economics’ path has been marked by its need for definition and scientific claim. Defining itself as a social science, the mainstream area of this science sought to acquire greater sturdiness through the assertion of its scientific objectivity, the detachment of ideologies that corrupted it, by emptying itself from values, by adhering to increasingly quantitative methodologies, and by mustering up virtuous models and technical expertise to enable it to influence reality. Such reality, from which economics walked away as it was being set on paradigms that, in the name of objectivity, ended up neglecting the complexity of the economics’ object of study. This research focuses on economics, seeking to understand what it is, and how it has been covering itself with technical cloaks, in order to hide their values, making it vulnerable to the ideology that it sought to purge but only masked. It is, therefore, essential to look at the values and concealed ideology in economic theory, especially in the areas that plea themselves as the most value-free. Focusing on some of the bulwarks of liberal and neoliberal schools – John Stuart Mill, Friedrich Hayek and Alvin Roth – their work will show the values that support their theories and models. In the most direct reflection of economics, its teaching, one has to look for what effects unfolded by these ways of economics. Through a case study methodology, we will seek to find the footprint that ideology, camouflaged in technique, leaves behind in economics education, ensuring its own continuity.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Economia e Políticas Públicas / Classificação JEL: A10, A22, B00
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8359
Thesis identifier: 201100916
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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