Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/8303
Autoria: | Madeira da Silva, Teresa |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Valorização do Património Hoje Experiência no Ensino de Arquitetura |
Palavras-chave: | Património Ensino da arquitetura Ensino do projeto Novas práticas em arquitetura |
Resumo: | Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído – as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos - o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam. |
Arbitragem científica: | Não |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-PD - Publicações didáticas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APRESENTAÇÃO UNOVA - 2014-11-27.pdf | 15,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.