Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8194
Author(s): Rebelo, Bruno Pereira de Andrade
Advisor: Costa, António Manuel Hipólito Firmino da
Date: 2014
Title: Universidades seniores e o envelhecimento ativo: Um estudo de caso
Reference: Rebelo, B. P. de A. (2014). Universidades seniores e o envelhecimento ativo: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8194
Keywords: Envelhecimento ativo
Universidades seniores
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Qualidade de vida -- Quality of life
Active aging
Senior universities
Abstract: O envelhecimento ativo visa potenciar as oportunidades para a saúde, participação e segurança, promovendo a qualidade de vida, tal como defende a Organização Mundial de Saúde (OMS). É um tema que tem vindo a revestir-se de um crescente interesse na sociedade, ao qual se tem associado a importância das universidades seniores. A intensificação do debate em torno do envelhecimento ativo e do movimento das universidades seniores deve-se a mudanças que têm ocorrido na sociedade, como as transformações demográficas, educativas, no trabalho, nos direitos e nas redes de suporte social. As universidades seniores visam a aprendizagem ao longo da vida, ocupando os seniores com diversas atividades de índole educativo, cultural e recreativo e de voluntariado. Por conseguinte, esta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma as universidades seniores contribuem para o envelhecimento ativo, analisando e discutindo os impactos/benefícios que a frequência das mesmas tem na vida das pessoas. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso na Universidade Intergeracional de Benfica (UNISBEN), onde foi utilizada uma metodologia qualitativa com base na observação direta das aulas, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas ao Presidente do Conselho Diretivo e a alunos e/ou professores. Com base numa análise dimensional, concluiu-se que a universidade sénior contribui efetivamente, de modos específicos, para o envelhecimento ativo, em diversos planos, como os da saúde, da participação e da valorização social dos idosos.
The Active Ageing aims to enhance opportunities for health, participation and security, promoting quality of life, as defended by the World Health Organization (WHO). It is a topic that has been put on a growing interest in society, which has associated the importance of the senior universities. The intensification of the debate on active ageing and movement of senior universities is due to changes that have occurred in society, such as demographic changes, education, at work, in rights and networks of social supports. The senior universities aim to lifelong learning, occupying seniors with various activities such as educational, cultural and recreational and volunteering. Therefore, this research aims to understand how the senior universities contribute to active aging, analyzing and discussing the impacts/benefits for her frequency in people's lives. Accordingly, a case study was conducted in the Benfica Intergenerational University (UNISBEN), where a qualitative methodology was used and based on direct observation of classes, documental analysis and semi-structured interviews to the Chairman of the University Board and the students and/or teachers. Based on dimensional analysis, it was concluded that senior university contributes, effectively, in specific ways, for active aging in various plans, such as health, social participation and social valuation of the elderly.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Sociologia
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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