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http://hdl.handle.net/10071/8192
Author(s): | Couto, Liliana Maria da Silva |
Advisor: | Paulino, Marco António da Silva Pires |
Date: | 2014 |
Title: | Avaliação do grau de satisfação dos utentes com os cuidados prestados no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte |
Reference: | Couto, L. M. da S. (2014). Avaliação do grau de satisfação dos utentes com os cuidados prestados no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8192 |
Keywords: | Hospital de Santa Maria Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental Centro Hospitalar Lisboa Norte Consulta Externa de Psiquiatria Satisfação do doente -- Patient satisfaction Verona Service Satisfaction Scale Psychiatry and Mental Health Service Santa Maria Hospital Psychiatric External Consultation |
Abstract: | Objetivo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de satisfação dos utentes e obter respostas a
três perguntas: Na generalidade, os utentes da consulta externa de psiquiatria do Hospital de Santa
Maria estão satisfeitos com os cuidados prestados? A satisfação dos utentes será influenciada pelas
características sociodemográficas? A satisfação dosutentes difere de acordo com o sexo do inquirido?
Método
Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com apoio presencial a uma
amostra de conveniência, constituída por 80 utentesdo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.
Efetuou-se a recolha de dados sociodemográficos e clínicos e avaliou-se a satisfação dos utentes
através da Verona Service Satisfaction Scale (versão portuguesa).
Por se tratar de um estudo exploratório-descritivo e correlacional com uma abordagem quantitativa e
qualitativa, realizou-se o tratamento estatístico dos dados (análise univariada e bivariada). Para as
questões abertas aplicou-se a análise de conteúdo.
Foi considerado um valor de p<0,05 para o limiar de significância estatística.
Conclusões
Amostra formada por 68 mulheres e 12 homens acompanhados na consulta externa de psiquiatria,
com uma idade média de 45,07 anos (DP=14,07).
Os resultados revelaram que na generalidade os inquiridos são casados, possuem o 12º ano de
escolaridade, encontram-se empregados e têm um predomínio de sintomas depressivos com duração
superior a 5 anos. As variáveis competências e comportamento dos profissionais, informação,
eficácia e satisfação global apresentaram pontuações > a 4 (escala de Likert 1 a 5).
Por seu lado, as variáveis acessibilidade, tipo de intervenção e envolvimento dos familiares obtiveram
pontuações ≥a 3. Objectives The aim of this study is to assess the user’s levelof satisfaction and to answer the following three questions: On the whole, are the users of Santa Maria Hospital’s external psychiatric consultation satisfied with the provided care? Is the users’ satisfaction influenced by socio-demographic factors? Does the users’ satisfaction differ according to the respondent’s gender? Method The data was taken from a questionnaire with in-person support given to a convenience sample, consisting of 80 users of the Psychiatric and Mental Health Service. Socio-demographic and clinical data was collected and user satisfaction was then calculated using the Verona Service Satisfaction Scale (the portuguese version). Because the study is exploratory-descriptive and correlational, with a quantitative and qualitative approach, a statistical action was taken in processing the data (univariate and bivariate analysis). The content of the open-ended questions was analysed. The study adopted a statistics significance level of p <0,05. Conclusions The sample consisted of 68 women and 12 men who aremonitored in the external psychiatric consultation, with an average age of 45,07 (SD=14,07). The results reveal that, in general, the respondents are married, have completed secondary education, are employed and have had predominantly depressive symptoms for over five years. The professionals’ competencies and behaviour, information, efficiency and global satisfaction variables produce a score of > 4 (on the Likert scale from 1 to 5). Conversely, the accessibility, kind of interventionand family involvement variables produced a score of ≥3. |
Department: | Departamento de Economia Política |
Degree: | Mestrado em Economia e Políticas Públicas |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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