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http://hdl.handle.net/10071/8192
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Title: Avaliação do grau de satisfação dos utentes com os cuidados prestados no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte
Authors: Couto, Liliana Maria da Silva
Orientador: Paulino, Marco António da Silva Pires
Keywords: Hospital de Santa Maria
Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
Centro Hospitalar Lisboa Norte
Consulta Externa de Psiquiatria
Satisfação dos utentes
Verona Service Satisfaction Scale
Psychiatry and Mental Health Service
Santa Maria Hospital
Psychiatric External Consultation
User satisfaction
Issue Date: 2014
Citation: COUTO, Liliana Maria da Silva - Avaliação do grau de satisfação dos utentes com os cuidados prestados no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8192>.
Abstract: Objetivo O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de satisfação dos utentes e obter respostas a três perguntas: Na generalidade, os utentes da consulta externa de psiquiatria do Hospital de Santa Maria estão satisfeitos com os cuidados prestados? A satisfação dos utentes será influenciada pelas características sociodemográficas? A satisfação dosutentes difere de acordo com o sexo do inquirido? Método Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com apoio presencial a uma amostra de conveniência, constituída por 80 utentesdo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Efetuou-se a recolha de dados sociodemográficos e clínicos e avaliou-se a satisfação dos utentes através da Verona Service Satisfaction Scale (versão portuguesa). Por se tratar de um estudo exploratório-descritivo e correlacional com uma abordagem quantitativa e qualitativa, realizou-se o tratamento estatístico dos dados (análise univariada e bivariada). Para as questões abertas aplicou-se a análise de conteúdo. Foi considerado um valor de p<0,05 para o limiar de significância estatística. Conclusões Amostra formada por 68 mulheres e 12 homens acompanhados na consulta externa de psiquiatria, com uma idade média de 45,07 anos (DP=14,07). Os resultados revelaram que na generalidade os inquiridos são casados, possuem o 12º ano de escolaridade, encontram-se empregados e têm um predomínio de sintomas depressivos com duração superior a 5 anos. As variáveis competências e comportamento dos profissionais, informação, eficácia e satisfação global apresentaram pontuações > a 4 (escala de Likert 1 a 5). Por seu lado, as variáveis acessibilidade, tipo de intervenção e envolvimento dos familiares obtiveram pontuações ≥a 3.
Objectives The aim of this study is to assess the user’s levelof satisfaction and to answer the following three questions: On the whole, are the users of Santa Maria Hospital’s external psychiatric consultation satisfied with the provided care? Is the users’ satisfaction influenced by socio-demographic factors? Does the users’ satisfaction differ according to the respondent’s gender? Method The data was taken from a questionnaire with in-person support given to a convenience sample, consisting of 80 users of the Psychiatric and Mental Health Service. Socio-demographic and clinical data was collected and user satisfaction was then calculated using the Verona Service Satisfaction Scale (the portuguese version). Because the study is exploratory-descriptive and correlational, with a quantitative and qualitative approach, a statistical action was taken in processing the data (univariate and bivariate analysis). The content of the open-ended questions was analysed. The study adopted a statistics significance level of p <0,05. Conclusions The sample consisted of 68 women and 12 men who aremonitored in the external psychiatric consultation, with an average age of 45,07 (SD=14,07). The results reveal that, in general, the respondents are married, have completed secondary education, are employed and have had predominantly depressive symptoms for over five years. The professionals’ competencies and behaviour, information, efficiency and global satisfaction variables produce a score of > 4 (on the Likert scale from 1 to 5). Conversely, the accessibility, kind of interventionand family involvement variables produced a score of ≥3.
Description: Mestrado em Economia e Políticas Públicas/ JEL: I1,I18, I19
URI: http://hdl.handle.net/10071/8192
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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