Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8188
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, N.-
dc.contributor.authorFreitas, M-
dc.contributor.authorMonteiro, L.-
dc.contributor.authorAntunes, M.-
dc.contributor.authorSantos, A. J.-
dc.date.accessioned2014-12-18T11:02:14Z-
dc.date.available2014-12-18T11:02:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1645-7927por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17174-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8188-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapazes com idades entre os 32 e os 78 meses (M=57.8; DP=9.7). Os resultados confirmam uma estrutura fatorial robusta de 3 dimensões, muito congruente com a versão original. Os fatores foram nomeados como Interação Positiva, Disrupção e Desconexão. Em termos gerais, este instrumento revela boas propriedades psicométricas e vem preencher uma lacuna na avaliação da competência social em idade pré-escolar. ABSTRACT The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Portuguese version of the Penn Interactive Peer Play Scale Scale (PIPPS) for teachers. This is a questionnaire of 32 items expressing children behaviors in the context of play activities with their peers. Participants were 21teachers of455 Portuguese children, 49.3% girls and 50.7% boys. The results suggest a robust factor structure of 3 dimensions, consistent with the original version. The factors were named Positive Interaction, Disruption and Disconnection in interactive play. Overall, this instrument shows good psychometric properties and fills a gap in the assessment of social competence with preschoolers.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPApor
dc.relationPTDC/MHC-PED/3929/2012-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPIPPSpor
dc.subjectJogopor
dc.subjectDisrupçãopor
dc.subjectJogo cooperativopor
dc.subjectDesconexão.por
dc.titleInteração social lúdica no pré-escolar: análise confirmatória da versão portuguesa da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS) para educadorespor
dc.typearticleen_US
dc.pagination57-65por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.14417/lp.801por
dc.journalLaboratório de Psicologiapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume12por
dc.number1por
degois.publication.firstPage57por
degois.publication.lastPage65por
degois.publication.issue1por
degois.publication.titleLaboratório de Psicologiapor
dc.date.updated2014-12-18T10:59:42Z-
dc.identifier.doi10.14417/lp.801-
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publisher_version_LabPsicologia.pdf157,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.