Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/8188
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, N. | - |
dc.contributor.author | Freitas, M | - |
dc.contributor.author | Monteiro, L. | - |
dc.contributor.author | Antunes, M. | - |
dc.contributor.author | Santos, A. J. | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T11:02:14Z | - |
dc.date.available | 2014-12-18T11:02:14Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1645-7927 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17174 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/8188 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapazes com idades entre os 32 e os 78 meses (M=57.8; DP=9.7). Os resultados confirmam uma estrutura fatorial robusta de 3 dimensões, muito congruente com a versão original. Os fatores foram nomeados como Interação Positiva, Disrupção e Desconexão. Em termos gerais, este instrumento revela boas propriedades psicométricas e vem preencher uma lacuna na avaliação da competência social em idade pré-escolar. ABSTRACT The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Portuguese version of the Penn Interactive Peer Play Scale Scale (PIPPS) for teachers. This is a questionnaire of 32 items expressing children behaviors in the context of play activities with their peers. Participants were 21teachers of455 Portuguese children, 49.3% girls and 50.7% boys. The results suggest a robust factor structure of 3 dimensions, consistent with the original version. The factors were named Positive Interaction, Disruption and Disconnection in interactive play. Overall, this instrument shows good psychometric properties and fills a gap in the assessment of social competence with preschoolers. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA | por |
dc.relation | PTDC/MHC-PED/3929/2012 | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | PIPPS | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Disrupção | por |
dc.subject | Jogo cooperativo | por |
dc.subject | Desconexão. | por |
dc.title | Interação social lúdica no pré-escolar: análise confirmatória da versão portuguesa da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS) para educadores | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 57-65 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.14417/lp.801 | por |
dc.journal | Laboratório de Psicologia | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 12 | por |
dc.number | 1 | por |
degois.publication.firstPage | 57 | por |
degois.publication.lastPage | 65 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.title | Laboratório de Psicologia | por |
dc.date.updated | 2014-12-18T10:59:42Z | - |
dc.identifier.doi | 10.14417/lp.801 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
publisher_version_LabPsicologia.pdf | 157,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.