Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8135
Autoria: Coelho, Diogo José Rodrigues
Orientação: Inácio, Pedro
Data: 2013
Título próprio: Banco Portugês do Investimento: equity research 2013
Referência bibliográfica: COELHO, Diogo José Rodrigues - Banco Portugês do Investimento: equity research 2013 [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8135>.
Resumo: The objective of this dissertation is to value one of the biggest Portuguese banks. A detailed valuation methodology was done based on the light of the most reliable academic literature. Inside the theme, was done also a detailed review of the business and the sectors where the bank operates. In the end, it was achieved an accurate equity valuation.
O grande objetivo deste trabalho prende-se com a avaliação de um grande banco Português neste período de crise. Os bancos são considerados a principal razão da crise essencialmente pela sua falha de avaliação de risco e pela forma alavancada com que seguiam a sua atividade e negocio. Nesta óptica, os bancos portugueses têm sido forçados a remodelar todo o seu negócio para de certa forma conseguirem sobreviver nos tempos de hoje e por outro lado, tentar mover e alimentar a economia portuguesa. Falando do BPI, este é um banco que sempre teve políticas de negócio muito conservadoras no que toca a cedência de crédito daí, nos tempos de hoje ser o banco com melhor índice de qualidade de ativos. No entanto, esta rubrica, vê-se ainda sem tempos de mudança, visto que anualmente se mantem em declínio. É difícil escolher qual o melhor método de avaliação nestes tempos adversos, visto que o momento é de tal incerteza, que tentar prever o futuro se pode tornar errado. Contudo, o autor escolher três formas de avaliação, onde obteve resultados distintos. Nas três assumiu de forma coerente e ponderada os drivers para chegar aos resultados finais. Dentro dos resultados obtidos, o autor escolheu o método dos múltiplos como a melhor forma atual para chegar ao preço da ação do BPI para 2013, considerando o valor refletido na ação o mais plausível e real. No que toca aos outros métodos, foram encontrados valores um pouco discrepantes daquilo que é a realidade, os motivos por trás do mesmo, prendem-se com o que o autor referiu anteriormente que, de certa forma, afetaram as estimativas e diluíram o valor da ação.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Equity Research - BPI 2013.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.