Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8115
Autoria: Martins, Paulo Salvador Cocco
Orientação: Dias, Eurico Brilhante
Data: 2013
Título próprio: Estratégias de internacionalização de médias empresas Portuguesas durante a crise 2007-2012: Uma abordagem pelo método caso de estudo
Referência bibliográfica: Martins, P. S. C. (2013). Estratégias de internacionalização de médias empresas Portuguesas durante a crise 2007-2012: Uma abordagem pelo método caso de estudo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8115
Palavras-chave: Internacionalização
Estratégia empresarial
Médias empresas
Internationalization
Corporate strategy
Medium sized enterprises
Resumo: Para a dinamização da economia é frequentemente identificado como determinante o papel das PME, sendo reconhecidas as diversas limitações e potencialidades decorrentes da sua pequena dimensão, adaptabilidade e inovação.No entanto existem poucos estudos sobre as empresas de média dimensão. O mesmo se aplica no domínio das teorias de internacionalização das empresas. O presente estudo pretende compreender e relacionar as estratégias empresariais e as teoriasde internacionalização em que se enquadram as empresas de média dimensão com capitalmaioritariamente nacional e com sucesso internacional num período de crise – 2007-2012. Para esse efeito foi efetuado um estudo de casos múltiplos junto de empresas selecionadas. As principais conclusões permitem afirmar que o sucesso foi construído com base numa estratégia clara de orientação para o mercado, aproveitando a flexibilidade de ajustamento pela dimensão que têm, gerando confiança junto dos clientes e incorporando como competências as capacidades que vão adquirindo pela experiência e pelo estabelecimento de parcerias. Foram ainda propostas lições para a gestão e efetuada uma proposta para uma teoria integrada da internacionalização das PME com cinco componentes: Liderança, Recursos, Competências, Proposta de Valor e Gestão Estratégica Empresarial.
To stimulate the economy is very often identified the role of SMEs and are recognized the diverse limitations and potentials arising fromtheir small size. The same is applied in the field of theories of internationalization. This study aims to understand and relate business strategies and internationalization theories that fit the medium-sized Portuguese enterprises with equity capital mainly national with international success in a period of economic crisis - 2007-2012. For this purpose, a study was conducted with multiple cases of selected companies. The main findings have revealed that success was built on a clear strategy of market orientation, taking advantage of the flexibility ofadjusting the size they have, generating confidence among customers and incorporating the capabilities and skills they acquire through experience and establishment of partnerships. Lessons are proposed for the management and a proposal was made for an integrated theory of internationalization of SMEs with five components: Leadership, Resources, Competencies, Value Proposition and Business Strategic Management.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_paulo_cocco_martins.pdf612,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.