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dc.contributor.advisorO’Neill, Henrique-
dc.contributor.authorCorreia, Filipe Miguel Alves Cardoso-
dc.date.accessioned2014-12-03T16:02:24Z-
dc.date.available2014-12-03T16:02:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-09por
dc.identifier.citationCorreia, F. M. A. C. (2011). Benefícios da automatização de processos de negócio em serviços partilhados na administração pública Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8021pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8021-
dc.description.abstractEm 2007, foi iniciada uma nova estratégia organizacional na Administração Pública Portuguesa que visou a implementação de serviços partilhados, com o objectivo de concentrar os Organismos públicos na sua verdadeira missão, passando os processos de suporte para uma Organização especializada na prestação de serviços partilhados, centralizando bases de dados e, ao mesmo tempo, disseminando o plano oficial de contabilidade pública. Para a prestação destes serviços partilhados, foi desenvolvida uma aplicação financeira assente numa arquitectura SOA, onde são automatizados processos de negócio disponibilizados aos utilizadores a partir de 2009. Esses processos de negócio são normalizados seguindo uma metodologia Business Process Management (BPM), com o objectivo de melhorar a eficiência, qualidade dos dados, e estabelecer melhores práticas relativamente aos processos actualmente realizados de forma transaccional. A avaliação dos benefícios inerentes à automatização dos processos de negócio é relevante para apurar o verdadeiro impacto que estes podem ter na prestação de Serviços Partilhados. Pretende-se assim, nesta dissertação, desenvolver um modelo de avaliação de benefícios da automatização de processos de negócio em Serviços Partilhados, seguindo uma abordagem de Gestão de Benefícios, bem como submeter o modelo a uma avaliação através de um caso de estudo.por
dc.description.abstractIn 2007 a new organization strategy in the Portuguese Public Administration was created in order to implement shared services. The primary goal was the focus of Public Organisms in their core business changing the support processes to a specialized organization of share services, with the final aim of centralizing the database and at the same time the dissemination of the official plan of public accountancy. In order to reach the implementation of that shared services, a financial application in SOA architecture was created, where business processes are automated and available to the users since 2009. These business processes are standardized following a Business Process Management (BPM) methodology, to achieve more efficiency, data quality and establish improved practices as an alternative of the transactional systems used now. The evaluation of the benefits from the business processes automation is relevant in the sense of reaching their real impact in the serving of share services. The purpose of this study is to develop an evaluation model of benefits from automation of business processes under shared services, following a benefits management approach as well as bringing into the model an evaluation using a case study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiços partilhadospor
dc.subjectBusiness process managementpor
dc.subjectAutomatização de processos de negóciopor
dc.subjectShared servicespor
dc.subjectBusiness process automationpor
dc.subjectGestão de benefícios -- Benefits managementpor
dc.titleBenefícios da automatização de processos de negócio em serviços partilhados na administração pública Portuguesapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Informática e Gestão-
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informação-
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