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dc.contributor.advisorMarques, Susana Henriques-
dc.contributor.authorFrancisquinho, Ana Margarida Nunes-
dc.date.accessioned2014-12-02T19:51:05Z-
dc.date.available2014-12-02T19:51:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationFRANCISQUINHO, Ana Margarida Nunes - Consumer attitudes and perceptions towards medicine types: brand medicines versus generic medicines [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8012>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8012-
dc.descriptionJEL Classification System: M3, I1por
dc.description.abstractPortugal, like the rest of the world, is going through a huge economic crisis, in this sense; other types of product emerge to meet consumer needs and the country's economy. In fast moving consumer goods, arise distributors brands, parallel in Pharmaceutical Industry and market, arise brands with Generic medicines. These medications come with a much lower cost to the consumer and present the same quality of the correspondent Brand medicines. In Portugal, these drugs have become a success story, recognized by the European Medicines Association (Gonçalves, 2009), which is related with the governmental measures adopted by governments, since the introduction of this type of medication in Portuguese market, as the creation of reference prices. However, this growth could have been even greater if it had not been observed a low rate of prescription in an initial phase. In this study, in order to understand how to enhance the consumption of these drugs and understand why in many cases Brand medicines are still elected as the first choice, the researcher proposed to observe the consumer due to its active and participatory on their health. As such, through a questionnaire, subjects were approached and questioned regarding the attitude and behavior towards the two types of medications and performed a subsequent statistical analysis. The results of this research focus on consumer perceptions about the Generic drugs, the impact that the sources of information and new technologies have on consumer behavior, perception of quality and sense of security concerning both types of medicines and intent of repeating the purchase in the future.por
dc.description.abstractPortugal, assim como o resto do Mundo, está a atravessar uma enorme crise económica, neste sentido, surgem outros tipos de produto para fazer face às necessidades do consumidor e à economia do país. No grande conumo surgem as marcas de distribuidor, paralelamente na Indústria e mercado farmacêutico, surgem as marcas de medicamentos Genéricos. Estes medicamentos surgem com um custo bastante inferior para o consumidor e apresentam-se coma mesma qualidade dos medicamentos de Marca correspondentes. Em Portugal, estes medicamentos tornaram-se um caso de sucesso, reconhecido pela Associação Europeia de Medicamentos (Gonçalves, 2009), o que está relacionado com as medidas governamentais adoptadas pelos vários governos, desde a introdução deste tipo de medicamentos no mercado Português, como é o caso da criação de preços de referência. Contudo, este crescimento poderia ter ainda sido maior, caso não se tivesse observado a baixa taxa de prescrição inicial. Neste estudo, de forma a perceber como se poderá aumentar o consumo destes medicamentos e compreender o porquê de em muitos casos ainda serem eleitos como primeira escolha os medicamentos de Marca, o investigador propôs-se a observar o consumidor devido ao papel ativo e participativo que este tem na sua saúde. Como tal, através de um questionário, foram abordados e questionados temas relativos a atitude e comportamento perante os dois tipos de medicamentos e realizada uma posterior análise estatística. Os resultados desta investigação centram-se na percepção do consumidor sobre os medicamentos Genéricos, o impacto que as fontes de informação e novas tecnologias têm no comportamento do consumidor, a percepção de qualidade e sentimento de segurança relativo a ambos os tipos de medicamentos e a intenção de repetição de compra no futuro.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMedicine typepor
dc.subjectConsumer behaviourpor
dc.subjectBrandingpor
dc.titleConsumer attitudes and perceptions towards medicine types: brand medicines versus generic medicinespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201052997-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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