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http://hdl.handle.net/10071/7968
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Title: Cultura organizacional e inovação: um estudo de caso
Authors: Fonseca, Paula Pinto da
Orientador: Bento, Paulo
Keywords: Cultura organizacional
Inovação
EDP
Organizational culture
Innovation
Issue Date: 2013
Citation: FONSECA, Paula Pinto da - Cultura organizacional e inovação: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7968>.
Abstract: A inovação tem-se revelado, ao longo do tempo, comouma das alavancas para a diferenciação e para a sobrevivência das empresas. A inovação é, nasua essência, complexa e multifactorial. Em contexto empresarial, está relacionada com decisões, acções, estrutura, processos e métricas utilizadas para fomentar, desenvolver e captar iniciativas alinhadas com a estratégia e que visam a criação de valor. A presente dissertação pretende ser um contributo para a compreensão deste tema, com um estudo sobre a cultura organizacional de uma das maiores empresas portuguesas, a maior no sector da energia. Seguindo o modelo proposto por Schein, procura identificar os valores, artefactos e pressupostos básicos para posteriormente encontrar as possíveis relações e impactos nos processos de inovação da companhia. Por outro lado, com base no modelo de McLaughlin et al. (2005), de arquétipos de inovação incremental e radical, exploram-se as duas dimensões apresentadas pelos autores e conclui-se que a cultura organizacional da EDP se enquadra neste modelo. Este é um estudo de caso exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a combinação de diferentes formas organizacionais, valores e pressupostos básicos, pode ser indutora de um ambiente facilitador da inovação. O estudo mostra ainda que, nas análises e na definição de políticas, é importante caracterizar a inovação pelo seu grau de novidade, atendendo à complexidade do tema. Este estudo de caso demonstra que a cultura organizacional da EDP se enquadra sobretudo num modelo favorável ao desenvolvimento da inovação incremental, onde se privilegia “o fazer melhor”, tendo-se encontrando algumas características propícias à inovação radical, nas dimensões estratégicas do desenvolvimento e do conhecimento, e na adaptação externa. Os resultados do estudo abrem pistas a explorar em trabalhos futuros. Para além da replicação do estudo noutras empresas portuguesas, seria interessante estudar a cultura organizacional de empresas portuguesas com experiências multi-regionais, realizando estudos longitudinais que avaliem o impacto da cultura portuguesa na cultura organizacional.
Innovation has ever been an important lever for organizations to make the difference and even to survive. Innovation is complex and multifactorial. In organizational context it has to do with decisions, actions, organizational structure, processes and metrics used to promote, develop and capture initiatives aligned with strategy and aiming to create value. Looking into the organizational culture of the greatest portuguese energy company, this work intends to be a contribution to the comprehension and understanding of the theme. Following Schein’s model, the purpose is to identify values, artifacts and basic assumptions, trying to find potential relationships and impacts on the innovation processes within the company. On the other hand, exploring the archetypes of radical andincremental innovation – according to Mclaughin, et al. (2005) - EDP organizational culture fits well in the model. This is an exploratory, qualitative case study. Thefindings show that the combination of different organizational forms, values and basic assumptions, can contribute to create a willing environment to innovation. This study still shows that concerning analysis and policies, it is important to consider innovation according to its degree of novelty, due to its complex nature. The study shows evidence that the EDP organizational culture fits essentially in an incremental model in which the focus is “doing better”, although some characteristics that facilitate radical innovation have been found in the strategic dimensi ons of development and knowledge, and external adaptation. The results open some routes for future works. No way lessening the replication in other Portuguese companies, it would be interesting to deepen the study of those with multiregional experiences, carrying out longitudinal studies to evaluate how Portuguese culture impact organizational culture.
Description: Mestrado em Gestão/ Classificação Jel: M14, O31
URI: http://hdl.handle.net/10071/7968
Thesis identifier: 201030004
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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