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http://hdl.handle.net/10071/7956
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Title: O espírito do lugar : transformações urbanas geradoras de novos pólos cêntricos
Authors: Oliveira, Ana Catarina de Ascensão
Orientador: Saldanha, José Luís
Milheiro, Ana Vaz
Keywords: Arquitetura
Mundo novo
Issue Date: 2013
Citation: OLIVEIRA, Ana Catarina de Ascensão - O espírito do lugar : transformações urbanas geradoras de novos pólos cêntricos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7956>.
Abstract: O presente ano letivo tem início num exercício introdutório, que teria como objetivo enquadrar os alunos dentro dos pressupostos gerais da cadeira, através de um workshop de carácter abstrato intitulado “Marca, Texto e Espaço”. Este exercício seria produzido em grupo, que viria a ser transposto para todos os outros exercícios. Esta equipa de trabalho figurou ao longo de todo o ano como alicerce de suporte para todo os projetos que viriam a ser elaborados por cada um, pelo que se tornou uma presença muito forte tanto em trabalhos coletivos como individuais. Nesta primeira fase de trabalho previa-se a exploração das potencialidades de uma marca, criada com um objeto banal do cotidiano, posteriormente embebido em tinta-da-china, que funcionaria como carimbo de forma a produzir uma marca em papel. De seguida, através da apropriação de um excerto literário que complementasse a marca, o grupo estabeleceria a ligação destes componentes com a formulação de um lugar arquitetónico. Esse espaço, que parte conceptualmente da marca e do excerto, teria de ser representado através de um processo de adição, subtração ou de planos, estabelecendo conceptualmente 3 grandes campos de pesquisa para o início do ano. Com isto, colocou-se, simultaneamente, os alunos dentro de um pensamento arquitetónico abstrato com várias ligações de nível teórico e conceptual. HUXLEY, Aldus (1946), Admirável Mundo Novo, p.4 De seguida foi introduzido o conceito principal de ano, “O Admirável Mundo Novo”, com uma base de pensamento conceptual e social apoiada na obra literária Brave New World, bem como em projeções cinematográficas com um conceito utópico, expostas no decorrer do ano letivo. Neste contexto é lançado o exercício do Tema I, quatro casas nas Amoreiras, exercício individual onde cada um dos elementos do grupo escolheria uma zona, dentro do terreno de intervenção proposto. Dentro da proposta de intervenção, estava a formulação de uma questão – as habitações terão de ser pensadas dentro de um conceito de mundo novo, projetando essas habitações para daqui a 20 anos. Primariamente e de modo a conhecer o território proposto, formulando uma melhor inserção do tema habitacional, é introduzido o Tema II, que pressupunha um reconhecimento do território. Neste tema, propõe-se um exercício que permitisse a relação entre a macro escala e a micro escala, entre a análise estratégica do território e a intervenção arquitetónica detalhada. Assim, dentro da elaboração de um conceito de mundo novo em paralelo com o projeto de arquitetura, previa-se a definição de um perfil social que contemplasse a baliza temporal definida anteriormente, sendo que as habitações deveriam respeitar o mesmo ideologicamente. O objetivo deste exercício seria a criação de uma lógica global na intervenção de todos os elementos do grupo, estabelecendo um percurso urbano, dentro do território selecionado, de forma a estabelecer uma coerência quer a nível conceptual, como a nível da intervenção no território. Deste modo cada habitação não respeitaria apenas uma lógica referente ao espaço interno, como seria também inserida dentro de uma lógica urbana, permitindo a elaboração de um discurso, não só mais abrangente e contextualizado na cidade, como mais detalhado, numa relação de escalas constantes que só traria benefícios ao conjunto de trabalho. Em paralelo com esta investigação, é proposto um workshop para a cidade de Bafatá, enquadrado também dentro do contexto de equipa proposto para este ano. Este é efetivado a propósito da comemoração do 90º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral, personagem que também preconiza uma reflexão social, tal como proposto no exercício de projeto. Aqui era pretendida a elaboração de uma estrutura efémera que compreendesse um centro de estudos, documentação e investigação, tendo como base os estudos pós-coloniais, e as obras literárias deste revolucionário guineense. Apesar do caracter efémero pretendido, era pressuposto que o objeto marcasse fisicamente o local, mesmo quando este não se encontrasse em funcionamento, reforçando o conceito de marca no contexto do ano letivo, presente desde o exercício de arranque. Desta forma, alargava-se a reflexão social a outras culturas e a outras ideologias, apoiando-se na ideia subentendida de «marca», de modo a alcançar os objetivos propostos para o workshop.Voltando ao já referido Tema I, e com as reflexões sociais com maior grau de abrangência, as habitações sofrem um maior enfoque, sendo o trabalho apoiado em todos os temas referidos ao longo dos exercícios. Em continuidade com o trabalho individual das habitações, propõe-se um novo exercício de intervenção que, complementando o exercício de nível urbano do tema II, pressuponha a elaboração de uma intervenção ao nível do espaço público. Tratando, assim, os espaços de mediação entre os projetos individuais, de modo a que num projeto só se compreendesse toda a zona de intervenção. Agora já com o projeto das habitações em processo de desenvolvimento avançado, a intervenção no espaço público poderia chegar a um maior nível de detalhe, assumindo-se quase como um plano de pormenor para a zona. Procurou-se então fundamentar todo o trabalho produzido, concluindo as pretensões das intervenções individuais, surgindo como um exercício que robusteceria todas as propostas exercidas. Como conclusão do ano letivo é realizado um trabalho individual, Tema IV, que estabelecesse uma relação entre todos os exercícios anteriores, funcionado como síntese dos mesmos. Este último tema pressuponha a realização de um trabalho de tema livre que enquadrasse o percurso de cada estudante, podendo ganhar um carácter imaterial. Entre os possíveis temas foram lançadas algumas pistas de trabalhos possíveis, como a aplicação direta de um ensaio a partir do trabalho desenvolvido nos laboratórios, ou então um exercício de representação, performativo ou até mesmo literário que sintetizasse o projeto das habitações. Com isto, haveria um trabalho realizado no final do ano que ajudaria os estudantes a sintetizar todos os exercícios, servindo elemento reavivador de todo o percurso realizado.
Description: Mestrado Integrado em Arquitetura
URI: http://hdl.handle.net/10071/7956
Thesis identifier: 201080290
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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