Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7935
acessibilidade
Title: A “invenção” de um mundo novo: transformações na margem sul : a indústria enquanto geradora de habitação : (Caso de Estudo Concelho do Seixal)
Authors: Pinheiro, Ana Mafalda Soudo
Orientador: Pinto, Paulo Tormenta
Saldanha, José Luís
Milheiro, Ana Vaz
Keywords: Arquitetura
Issue Date: 2013
Citation: PINHEIRO, Ana Mafalda Soudo - A “invenção” de um mundo novo: transformações na margem sul : a indústria enquanto geradora de habitação : (Caso de Estudo Concelho do Seixal) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7935>.
Abstract: No âmbito do Projeto Final de Arquitetura no Mestrado Integrado em Arquitetura e como tema central do ano letivo, “Mundo Novo”, debateu-se o perfil social de 2032, que tornou imprescindível a leitura do livro do autor Aldous Huxley. Nele descreve-se uma sociedade futura, funcionando este livro como um alerta à época da sua publicação Na Vertente Prática, a reavaliação do potencial estratégico e económico é associada a uma consciência representativa da identidade urbana. De modo particular, a Colina das Amoreiras, devido à sua morfologia, estabelece tensas e diferentes relações com a sua envolvente. A topografia e as infra estruturas criam barreiras, impossibilitando uma fluidez territorial. A dificuldade de tornar esta área mais permeável a fluxos de pessoas tem contribuído para um certo abandono de alguns locais desta área da cidade de Lisboa. O Centro Comercial Amoreiras é o centro deste sistema, sendo que a identidade da Colina fica fortemente marcada pelo mesmo. No entanto, a partir de uma observação atenta emerge a constatação de que este se encontra relacionado com um dos eixos de entrada na cidade. Com este exercício define-se uma estratégia que permite estabelecer, ao nível do espaço público, uma ligação entre as várias áreas de estudo de cada elemento que compõe o grupo de trabalho, mas também se propõe uma revitalização de espaços abandonados, expetantes e de espaços cuja sua função não está totalmente aproveitada pela população. As questões que se colocam nesta área da cidade permitem refletir, não só sobre o desejo de centralidade presente no contexto atual da cidade de Lisboa, mas também sobre os mecanismos urbanísticos e arquitetónicos que permitirão tornar viável esta mesma intenção de articulação de espaços. Foram propostos dois Workshops:  1º Worshop – Marca, Texto e Espaço Onde foi pedido a seleção de um objeto de uso quotidiano e a produção de uma marca gráfica com tinta-da-china. A marca produzida foi trabalhada no sentido de obter diversas potencialidades da mesma. Após a elaboração dos gráficos, ilustrou-se com um excerto literário do livro de Nelson Brissac Peixoto “Paisagens Urbanas”. Com base nos elementos anteriormente referidos trabalhou-se uma unidade espacial. O desenvolvimento do projeto teve como base um percurso onde foi explorado o espaço não edificado, tentando que este tivesse quer uma forma visual, quer uma qualidade espacial.  2 Workshop – Guiné-Bissau - Bafatá Desenvolve-se na cidade guineense de Bafatá e tem como objetivo a concretização de um edifício que acomodará um Centro de Estudos, que surge na sequência da celebração dos 90 anos do nascimento de Amílcar Cabral (12 de Setembro de 1924) na Cidade de Bafatá. O edifício pressupunha que a sua construção assenta-se na ambiguidade entre o efémero e o permanente, no confronto entre materiais locais e industriais e que simultaneamente acolhesse a comunidade, oferecendo as suas funções à cidade.
Description: Mestrado integrado em Arquitetura
URI: http://hdl.handle.net/10071/7935
Thesis identifier: 201080389
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Caderno Final.pdf59.74 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.