Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/7934
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Saldanha, José Luís | - |
dc.contributor.advisor | Costa, Pedro Seco da | - |
dc.contributor.author | Botelho, Nuno Alexandre Raposo | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T15:20:57Z | - |
dc.date.available | 2014-11-17T15:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-10 | por |
dc.identifier.citation | Botelho, N. A. R.(2013). Impacto dinamizador do terminal marítimo de cruzeiros de Ponta Delgada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7934 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/7934 | - |
dc.description.abstract | Os cruzeiros marítimos assumem-se como uma potência mundial em constante crescimento e uma nova aposta por parte do turismo; esta situação teve grande impacto no arquipélago dos Açores, inscrito nas rotas mundiais, e que veio alterar a vivência dos seus habitantes e potencial da própria ilha. Nesta dissertação é efetuado uma análise mais centrada na ilha de São Miguel e na cidade de Ponta Delgada, com um estudo do impacto dinamizador que o terminal marítimo de cruzeiros trouxe para a cidade, tornando-a não só num ponto de passagem mas como um destino desejado. O principal objetivo deste estudo prende-se com o impacto social e económico que o terminal marítimo situado na ilha de São Miguel veio a causar e simultaneamente tentar entender quais as principais motivações no campo da hospitalidade e do crescimento dos comerciantes locais. A metodologia utilizada nesta dissertação foi construída por meio de uma estrutura linear com base na evolução dos cruzeiros marítimos até a sua concretização na cidade em questão. Para tal foi analisada literatura específica relativa à área de transportes turísticos. A segunda etapa deteve-se numa análise sobre a construção do Porto de Ponta Delgada, de forma a podermos compreender o impacto que o mesmo teve e tem na região, sendo de salientar que o porto supracitado é recente (2008) tendo a capacidade de atracagem de um único cruzeiro. No fundo o crescimento sustentado das regiões insulares advêm deste novo meio de contacto com os diversos continentes e polarizações circundantes, o seu impacto económico é notório e a sua tradução é efetuada através de registo e análise documental. Toda a cidade retém direta ou indiretamente este crescimento, desenvolvendo não só o porto mas toda a cidade, tal como a fomentação da construção de novos equipamentos de apoio e espaços públicos exteriores anexos. | por |
dc.description.abstract | The maritime cruise ships take on as a worldwide potential in constantly growing and a new tourism bet; this was a situation with a huge impact in the archipelago of the Azores, registered on the worldwide routes, and that changed the living of the residents and the potential of the island. On this thesis an analysis focused on the island of São Miguel and in the city of Ponta Delgada, a study of the dynamic impact that the maritime cruise ship terminal brought to the city, making it not just as a crossing point as a desired destination. The main purpose of this study is the social and economic impact that the maritime terminal on the island of São Miguel caused and simultaneously understand which are the main motivations on the hospitality and growth field of the local market. The methodology used in this thesis was built under a linear structure based on the evolution of the maritime cruises until its concretion in the island in question. For this, specific literature related to tourists transportations was analyzed. The second stage stopped on an analysis about the construction of the Port of Ponta Delgada, in a way we could understand the impact that it had on the region, emphasizing that the aforementioned Port is recent (2008) being capable to moor only one cruise ship. Deep down, the sustained growth of the insular areas comes from this new method of contact with the various continents and surrounding polarizations, its economic impact it’s notorious and its translation it’s done trough registration and document analysis. The entire city holds directly or indirectly this growth, developing not just the Port but the whole city, just as the fomentation of the construction of new support equipments and public exterior outbuilding spaces. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Turismo de cruzeiros | por |
dc.subject | Terminal Marítimo de Cruzeiros de Ponta Delgada | por |
dc.subject | Crescimento económico | por |
dc.subject | Impacto territorial | por |
dc.subject | Cruise tourism | por |
dc.subject | Maritime Cruise Ship Terminal of Ponta Delgada | por |
dc.subject | Economic growth | por |
dc.subject | Territorial impact | por |
dc.title | Impacto dinamizador do terminal marítimo de cruzeiros de Ponta Delgada | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.identifier.tid | 201084082 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_nuno_raposo_botelho.pdf Restricted Access | 50,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.