Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7905
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Cristina Maria Paixão de-
dc.contributor.authorSilva, Cátia Margarida Lucas e-
dc.date.accessioned2014-11-04T14:05:56Z-
dc.date.available2014-11-04T14:05:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationSILVA, Cátia Margarida Lucas e - As redes sociais como ferramenta de procura e oferta e trabalho: um cruzamento das perspetivas dos profissionais de recrutamento e dos candidatos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7805>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7905-
dc.description.abstractO processo de recrutamento tem passado por grandes transformações nos últimos anos, em função da necessidade das empresas recrutarem os candidatos mais competentes para se manterem competitivas no mercado. Esta dissertação procura perceber o impacto e efeitos do networking, como ferramenta, na procura e oferta de trabalho, isto é, procuro perceber de que forma as redes de contactos e relacionamentos dos candidatos e dos profissionais de recrutamento, são utilizadas e influenciam o processo de recrutamento. Perceber o tipo de impacto torna possível perceber a melhor forma de utilização do networking no processo de recrutamento, tornando o próprio processo mais eficiente. Em relação aos indivíduos percebemos que o envio de currículos é a principal estratégia para procurar emprego. Contudo, os amigos e os familiares (os laços fortes) são também uma potencial fonte de procura de emprego. A eficácia desta ferramenta está nos resultados que produz. Assim, através da rede dos colaboradores utilizada no sistema de referência é possível planear um processo de recrutamento menos dispendioso e que traz mais qualidade em relação às pessoas recrutadas. Tanto as ciências sociais como a Gestão de Recursos Humanos têm nos últimos anos tem vindo a interessar-se pelo estudo dos efeitos das redes sociais no mercado de trabalho. Procuramos contribuir, desta forma, para a análise e desenvolvimento do estudo nesta área, com a análise do networking, como ferramenta, com consequências no processo de recrutamento e na forma como se atua no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractThe recruitment process has undergone major changes in recent years, due to the need for companies to recruit the most competent candidates to remain competitive in the market. This paper seeks to understand the impact and effects of networking as a tool in the demand and supply of labor, that is, try to understand how networks of contacts and relationships to candidates and recruitment professionals, and are used to influence the process recruitment. Realize the kind of impact makes it possible to realize the best way to use networking in the recruitment process, making the process itself more efficient. Regarding individuals realize that sending out resumes is the main strategy to seek employment. However, friends and family members (strong ties) are also a potential source of job search. The effectiveness of this tool is that produces the results. Thus, through the network of employees used in the reference system can plan a recruitment process less expensive and bringing more quality for individuals recruited. The results show that social networks, either via internet or through their networks of relationships are facilitative of obtaining employment, and the greater the contact networks of individuals of a higher your likelihood of having access to information about employment opportunities, consequently more likely to obtain employment. The study also shows that there is equality in the minds of respondents, which contributes, in our opinion, to the homogeneity found on networking practices in the recruitment process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRecrutamentopor
dc.subjectNetworkingpor
dc.subjectRedes de contactospor
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectRecruitmentpor
dc.subjectNetworkingpor
dc.subjectNetworking contactspor
dc.subjectOnline social networkspor
dc.titleAs redes sociais como ferramenta de procura e oferta e trabalho: um cruzamento das perspetivas dos profissionais de recrutamento e dos candidatospor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Redes Sociais.pdf
  Restricted Access
1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.