Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7896
Autoria: Lagoa, Sérgio
Orientação: Cecílio, Tânia Gomes
Data: 2012
Título próprio: Diferenças sectoriais no acesso ao crédito bancário em Portugal: uma análise de dados em painel usando o inquérito de conjuntura ao investimento
Referência bibliográfica: LAGOA, Sérgio - Diferenças sectoriais no acesso ao crédito bancário em Portugal: uma análise de dados em painel usando o inquérito de conjuntura ao investimento [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7896>.
Palavras-chave: Racionamento crédito
Sectores de actividade
Auto financiamento
Investimento
Credit rationing
Activity sectors
Auto financing
Investment
Resumo: Com a crise de dívida que assola Portugal, o racionamento de crédito tem sido apontado como prática corrente por parte dos bancos. As empresas indicam que não recebem o crédito que pretendem. O racionamento de crédito ocorre por haver um desequilíbrio no mercado, entre a procura e oferta de crédito, havendo excesso de procura quem oferece tende a analisar de forma mais pormenorizada e criteriosamente o crédito concedido para assim reduzir o risco o mais possível. A assimetria de informação por partedas empresas é um dos maiores obstáculos na concessão de crédito. A falta de total transparência da empresa leva a que a banca tenda a recusar financiamento como forma de reduzir o risco a que está sujeita, muitas vezes a empresas com capacidade de fazer face ao serviço de dívida. Este estudo possibilita averiguar se em Portugal asempresas dos principais sectores de actividade têm tido o seu crédito racionado e quaisas variáveis que influenciam o racionamento de crédito. De acordo com as conclusões do estudo, em média entre 2002 e 2009 apenas o sector da construção e do imobiliário é que não foram alvode racionamento, os restantes foram alvo de racionamento em diversos períodos da análise.
With the debt crisis plaguing Portugal, credit rationing has been considered standard practice by banks. Companies suggest that they don't get the credit they want. The credit rationing occurs because there is an imbalance in the market between demand and supply of credit, there is an excessive demand that leads to a more careful and detailed analysis in order to reduce the as much aspossible. The asymmetry of information by companies is a major obstacle in the concession of credit, the not total transparency of the companies leads banks to withhold funding as a way to reduce the risk to which it is subject, often to companies with the ability to face the debt service. This study makes it possible to ascertain whether companies in Portugal of major sectors have had their credit rationed and which variables influence credit rationing. According to the findings, in average, between 2002 and 2009, only the construction industry and real estate didn’t have their credit rationed, the rest were subject to rationing in various periods during the analysis.
Designação do grau: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação revisão final Tânia Cecílio.pdf426,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.