Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7884
Author(s): Valentim, Marta Gabriela Ferreira
Advisor: Serafim, Maria do Rosário
Date: 2012
Title: Responsabilidade social e cidadania responsável: Um caso de estudo da Missão Sorriso
Reference: Valentim, M. G. F. (2012). Responsabilidade social e cidadania responsável: Um caso de estudo da Missão Sorriso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7884
Keywords: Responsabilidade social -- Social responsability
Marketing social
Cidadania responsável
Missão Sorriso
Social marketing
Responsible citizenship
Abstract: Cada vez mais as grandes empresas procuram aproximar-se da sociedade através do desempenho de atividades sociais que lhes permitam ser reconhecidas como empresas socialmente responsáveis. Revelam preocupações com a melhoria da qualidade de vida dos que com ela trabalham ou dos que têm interesse no seu desempenho e fazem-no muitas vezes sem qualquer carácter de obrigatoriedade. Atuam em áreas tão diversas como o voluntariado, adoção de medidas que visam a sustentabilidade ambiental, procuram atuar no mercado de forma transparente, mas o seu principal objetivo passa por se apresentarem à sociedade como empresas que não buscam apenas o lucro mas que pretendem contribuir para uma sociedade mais agradável e com melhores condições. No entanto, pouco ou nada poderão fazer se a própria sociedade não colaborar com o seu contributo financeiro, a sua disponibilidade, o seu apoio e, o exercício de uma cidadania responsável que também poderá conduzir -nos a uma sociedade mais justa e sustentável. Muitos são os projetos que anualmente são lançados com o intuito de apoiar causas sociais, a Missão Sorriso é um desses projetos, que pretende melhorar a qualidade de vida das crianças internadas em hospitais, será que a marca Continente e o grupo SONAE são vistos como empresa socialmente responsável através desta campanha?
Large companies try to come near society by social activities performances which allow to be recognized as socially responsible companies. These companies are worried about improving emplo yees’ quality of life or someone that is interested in their performances. They do it voluntarily. They work in several areas such as voluntary, adoption of measures aimed at environmental sustainability. They try to serve the market in an ethical and clea r way but the main aim is to present themselves to society as companies which seek not only profit but also intend to contribute for a more pleasant and better conditions society. However, they can´t do much if society itself doesn´t cooperate financially, its availability, support and the exercise of responsible citizenship that may lead us to a fair and sustainable society. There are many projects that are launched every year in order to support social causes. “Missão Sorriso” is one of these projects which aims to improve children’s quality of life in hospitals. Is “Continente” and “Sonae group” seen as socially responsible companies through this campaign?
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_marta_ferreira_valentim.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.