Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7884
Author(s): | Valentim, Marta Gabriela Ferreira |
Advisor: | Serafim, Maria do Rosário |
Date: | 2012 |
Title: | Responsabilidade social e cidadania responsável: Um caso de estudo da Missão Sorriso |
Reference: | Valentim, M. G. F. (2012). Responsabilidade social e cidadania responsável: Um caso de estudo da Missão Sorriso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7884 |
Keywords: | Responsabilidade social -- Social responsability Marketing social Cidadania responsável Missão Sorriso Social marketing Responsible citizenship |
Abstract: | Cada vez mais as grandes empresas procuram aproximar-se da sociedade através do
desempenho de atividades sociais que lhes permitam ser reconhecidas como empresas
socialmente responsáveis. Revelam preocupações com a melhoria da qualidade de vida dos
que com ela trabalham ou dos que têm interesse no seu desempenho e fazem-no muitas vezes
sem qualquer carácter de obrigatoriedade. Atuam em áreas tão diversas como o voluntariado,
adoção de medidas que visam a sustentabilidade ambiental, procuram atuar no mercado de
forma transparente, mas o seu principal objetivo passa por se apresentarem à sociedade como
empresas que não buscam apenas o lucro mas que pretendem contribuir para uma sociedade
mais agradável e com melhores condições. No entanto, pouco ou nada poderão fazer se a
própria sociedade não colaborar com o seu contributo financeiro, a sua disponibilidade, o seu
apoio e, o exercício de uma cidadania responsável que também poderá conduzir -nos a uma
sociedade mais justa e sustentável.
Muitos são os projetos que anualmente são lançados com o intuito de apoiar causas
sociais, a Missão Sorriso é um desses projetos, que pretende melhorar a qualidade de vida das
crianças internadas em hospitais, será que a marca Continente e o grupo SONAE são vistos
como empresa socialmente responsável através desta campanha? Large companies try to come near society by social activities performances which allow to be recognized as socially responsible companies. These companies are worried about improving emplo yees’ quality of life or someone that is interested in their performances. They do it voluntarily. They work in several areas such as voluntary, adoption of measures aimed at environmental sustainability. They try to serve the market in an ethical and clea r way but the main aim is to present themselves to society as companies which seek not only profit but also intend to contribute for a more pleasant and better conditions society. However, they can´t do much if society itself doesn´t cooperate financially, its availability, support and the exercise of responsible citizenship that may lead us to a fair and sustainable society. There are many projects that are launched every year in order to support social causes. “Missão Sorriso” is one of these projects which aims to improve children’s quality of life in hospitals. Is “Continente” and “Sonae group” seen as socially responsible companies through this campaign? |
Department: | Departamento de Economia Política |
Degree: | Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_marta_ferreira_valentim.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.