Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7792
acessibilidade
Title: A reconfiguração da identidade em contexto de integração: o caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL
Authors: Katúmua, Martinho Bangula
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Angolanos
Estratégias
Estudantes
Identidades
Universidade
Angolan setting
Strategies
Students
Identities
University
Issue Date: 2014
Citation: KATÚMUA, Martinho Bangula - A reconfiguração da identidade em contexto de integração: o caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7792>.
Abstract: Esta dissertação teve como objectivo a identificação das estratégias de integração dos estudantes angolanos matriculados no 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL e compreender a sua influência na reconfiguração das suas identidades. Utilizou-se a entrevista como técnica para a recolha das informações, que foram analisadas à luz da literatura consultada. Foi possível identificar, três tipos de estratégias: fechamento, abertura e hibrida. Concluiu-se que as identidades destes estudantes são reconfiguradas de forma segmentada e em graus variados, conforme a orientação das suas redes de sociabilidades e, que os mesmos enfrentam dificuldades de integração. Não se verificou forte imbricação entre as estratégias e as principais características sociográficas dos entrevistados.
This thesis aimed to identify strategies for integrating Angolan students enrolled in the 2nd and 3rd cycle of higher education in the University Institute of Lisbon and understand its influence in reconfiguring their identities. We used the interview as a technique for the collection of data that were analyzed according to the literature. It was possible to identify three strategies: closing, opening and hybrid. It was concluded that the identities of these students are reconfigured in a segmented way and to varying degrees, depending on the orientation of their networks of sociability and they face difficulties of integration. There was not found strong overlap between the strategies and sociographic main characteristics of respondents.
URI: http://hdl.handle.net/10071/7792
Thesis identifier: 201078384
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Reconfiguracao da identidade em contexto de integracao.pdf617.99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.