Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/7792
Autoria: | Katúmua, Martinho Bangula |
Orientação: | Martins, Susana da Cruz |
Data: | 2014 |
Título próprio: | A reconfiguração da identidade em contexto de integração: O caso dos estudantes Angolanos de 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL |
Referência bibliográfica: | Katúmua, M. B. (2014). A reconfiguração da identidade em contexto de integração: O caso dos estudantes Angolanos de 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7792 |
Palavras-chave: | Angolanos Estratégias Estudantes Identidades Universidade -- University Angolan setting Strategies Students Identities |
Resumo: | Esta dissertação teve como objectivo a identificação das estratégias de integração dos estudantes angolanos matriculados no 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL e compreender a sua influência na reconfiguração das suas identidades.
Utilizou-se a entrevista como técnica para a recolha das informações, que foram analisadas à luz da literatura consultada. Foi possível identificar, três tipos de estratégias: fechamento, abertura e hibrida. Concluiu-se que as identidades destes estudantes são reconfiguradas de forma segmentada e em graus variados, conforme a orientação das suas redes de sociabilidades e, que os mesmos enfrentam dificuldades de integração. Não se verificou forte imbricação entre as estratégias e as principais características sociográficas dos entrevistados. This thesis aimed to identify strategies for integrating Angolan students enrolled in the 2nd and 3rd cycle of higher education in the University Institute of Lisbon and understand its influence in reconfiguring their identities. We used the interview as a technique for the collection of data that were analyzed according to the literature. It was possible to identify three strategies: closing, opening and hybrid. It was concluded that the identities of these students are reconfigured in a segmented way and to varying degrees, depending on the orientation of their networks of sociability and they face difficulties of integration. There was not found strong overlap between the strategies and sociographic main characteristics of respondents. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
master_martinho_bangula_katumua.pdf | 617,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.